Este curso surge no seguimento de um trabalho desenvolvido pelo projeto de cooperação ESVI-AL que tem por objetivo contribuir para uma Educação Superior Virtual Inclusiva na América Latina.
Assegurar sistemas de educação inclusivos a todos os níveis, assim como a formação ao longo da vida é um compromisso dos Estados que fazem parte da Organização das Nações Unidas e que em 2006 subscreveram a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência. Segundo esta Convenção cada país deve assegurar que as pessoas com deficiência tenham acesso à educação primária e secundária, à educação superior, à formação profissional, à educação de adultos e à formação ao longo da vida, sem discriminação e em igualdade de condições em relação a todas as pessoas.
O movimento para uma educação inclusiva passa por um incremento progressivo e substancial das práticas alternativas de educação baseadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através da implementação de modalidades de educação virtual a distância acessíveis, entendendo por acessibilidade a “condição que deve cumprir os ambientes, produtos e serviços para que sejam compreensíveis, utilizáveis e praticáveis por todas as pessoas”.
Alargando este conceito de acessibilidade ao contexto educativo virtual, em que os docentes utilizam materiais educativos digitais, dever-se-á ter a certeza que esses materiais sejam acessíveis, ou seja, compreensíveis, utilizáveis e praticáveis por qualquer estudante que tenha os conhecimentos prévios requeridos para se inscrever em determinada ação de formação, sem que algum tipo de deficiência se constitua como entrave.
O MOOC Desenvolvimento de Conteúdos Acessíveis (DCA) organiza-se em torno de dois módulos:
Os participantes terão possibilidade de:
Ligações
[1] https://docs.google.com/a/campus.ul.pt/forms/d/1YLwwWPP8J08nJH_7-Hwn9-uzboGaLWVmgI1l6C-PIdU/viewform