ULISBOA | Iniciativa “Políticas Públicas ULisboa”

Iniciativa “Políticas Públicas ULisboa”

A Universidade de Lisboa (ULisboa) assumiu como responsabilidade a análise de políticas públicas. Esta análise, liberta de pressões de conjuntura, incide sobre as metodologias, quantitativas e qualitativas, adoptadas neste domínio, e sobre políticas públicas específicas.

O propósito maior da iniciativa é a publicação de documentação que possa revelar-se relevante e útil a decisores políticos e a todos os cidadãos interessados.

As atividades que, no âmbito da iniciativa, neste momento decorrem, permitem antever a publicação da documentação relevante no primeiro trimestre de 2017.

Diretor
António M. Feijó, Vice-Reitor da Universidade de Lisboa.
A coordenação da iniciativa é assegurada pelo Diretor e pelos Doutores João Ferrão e José Manuel Pinto Paixão.

Objetivos

1. Políticas Públicas ULisboa é uma iniciativa dependente diretamente do Reitor da Universidade de Lisboa.

2. À iniciativa Políticas Públicas ULisboa, enquadrada na missão de ligação entre a universidade e a sociedade, prevista no artigo 4.º dos Estatutos da Universidade, cabe designadamente:
a) Organizar debates públicos centrados em temáticas relacionadas com as políticas públicas;
b) Propor projetos que dinamizem o desenvolvimento social e económico do país, designadamente através da colaboração com entidades públicas, empresariais, não-governamentais e associativas;
c) Propor ações que aprofundem a relação da ULisboa com a sociedade, contribuindo para enriquecer a vida cultural, artística, científica e social do país e para projetar externamente a imagem da ULisboa;
d) Produzir e publicar documentos relacionados com os resultados das suas atividades.

3. No âmbito das atividades desenvolvidas por Políticas Públicas ULisboa, por indicação do Reitor da ULisboa, os seus responsáveis poderão desempenhar funções de divulgação e representação da Universidade, no plano nacional e internacional.

4. As atividades de Políticas Públicas ULisboa são desempenhadas em coordenação com os membros da equipa reitoral, potenciando as linhas de atividade definidas.

5. A iniciativa Políticas Públicas ULisboa funciona em instalações indicadas pelo Reitor, beneficiando de apoio administrativo e logístico do Gabinete de Apoio dos Serviços Centrais da ULisboa.

6. Constituem a iniciativa Políticas Públicas ULisboa os membros da Universidade de Lisboa nomeados para o efeito pelo Reitor.