fbpx Professora do Instituto de Educação recebe bolsa da Fundação Humboldt | ULisboa

Professora do Instituto de Educação recebe bolsa da Fundação Humboldt

Instituto de Educação

Professora do Instituto de Educação recebe bolsa da Fundação Humboldt

Share Professora do Instituto de Educação recebe bolsa da Fundação Humboldt

Ana Paz, professora do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, recebeu uma bolsa de investigação da prestigiada Fundação Alexander von Humboldt (AvH), em reconhecimento da sua produção científica. A bolsa permitirá a realização de um programa de investigação no Institut für Allgemeine Erziehungswissenschaft (Instituto de Ciências da Educação) da Universidade de Kaiserslautern-Landau, na Alemanha.

Ao longo de seis meses, a Investigadora estará integrada no grupo internacional History of Educational Ecologies, liderado por Angelo Van Gorp, que desenvolve uma abordagem transdisciplinar e transnacional na Educação a partir de uma história das ecologias educacionais, e aprofundará o seu trabalho de investigação sobre a educação e profissionalização do pianista e professor português José Vianna da Motta (1868-1948), que residiu na Alemanha de 1882 a 1914 e introduziu importantes inovações pedagógicas e técnicas no ensino artístico Português. A investigação procurará reconstituir o período de formação germânico, que incluiu desde um percurso liceal e artístico, essencialmente autodidata, com recurso a diversos professores particulares e várias oportunidades formativas sobre as quais pouco sabemos, para além do que está relatado no seu Diário (1883-1893).

A Fundação Humboldt promove a cooperação académica entre investigadores de excelência, independentemente da disciplina académica e da nacionalidade, concedendo bolsas e prémios de pesquisa para estadas prolongadas na Alemanha.