fbpx Unite! 2.0 inicia a sua nova era em Graz | ULisboa

Unite Steering Committee

Unite! 2.0 inicia a sua nova era em Graz

Share Unite! 2.0 inicia a sua nova era em Graz

A Unite! encerrou a sua fase piloto para lançar a nova proposta Erasmus+ para os próximos quatro anos, a fim de implementar a Universidade Europeia de inovação, tecnologia e engenharia.

De 1 a 3 de novembro, a Graz University of Technology (TU Graz) acolheu o primeiro Unite! Steering Committee desde que a UE anunciou a decisão de financiar a aliança por mais quatro anos no programa Erasmus+. A Unite! Steering Committee, composto pelo Unite! Secretariat, os Key Liaison Officers (KLO) de cada universidade parceira, os Líderes das Work Packages da nova proposta e os Estudantes no Unite! para Representation and Empowerment (SURE!), discutiram em detalhe os novos objetivos e projetos desta nova fase.

A proposta do Unite! de ser um motor de tecnologia e inovação para o avanço de uma Europa verde e digital, foi aprovada em julho pela Comissão Europeia (CE). Nos últimos três anos, os grupos de trabalho da aliança com mais de 500 membros ativos (corpo docente, pessoal administrativo e estudantes) implementaram a fase-piloto. Esta nova fase, com início em novembro de 2022, baseia-se no trabalho e projetos já iniciados e é inspirada e orientada pela Mission Statement 2030 da aliança.

Desde a aprovação da nova proposta pela Comissão Europeia, as últimas reuniões da Unite! Steering Committee tem sido realizadas nos locais das universidades dos novos parceiros da aliança: Wrocław Tech acolheu o Unite! Comité de Direção entre 6 e 7 de setembro e agora na TU Graz.

"Uma agenda apertada", diz anfitriã de TU Graz e KLO Sabine Prem e acrescenta: "Como um dos dois novos membros plenos da aliança Unite! estamos muito honrados por acolher esta memorável reunião do comité que marca o início de uma nova era Unite! Em TU Graz esperamos ser inspirados e inspirar os nossos parceiros quando trabalharmos juntos num futuro brilhante do ensino superior europeu".

Planos para os próximos quatro anos

Na proposta agora concebida, a Unite! explicita a sua vontade de ser uma universidade europeia modelo de inovação, tecnologia e engenharia que aborda os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável através de uma transição digital e verde. Para a alcançar, a aliança promoverá o desenvolvimento da comunidade da base para o topo e reforçará a participação e envolvimento dos estudantes em todos os seus grupos de trabalho.

Entre os vários projetos em que a aliança está a trabalhar, um resultado mais concreto consiste em avançar na implementação do Diploma Europeu e no desenvolvimento de uma Escola Europeia de Doutoramento em torno das suas áreas de foco: Energia Sustentável, Inteligência Artificial, Indústria 4.0 ou Empreendedorismo.

Os líderes dos Work Packages apresentaram em TU Graz os seus programas para os próximos meses e foi alcançado um entendimento comum dos resultados e tarefas entre os membros do comité. Foram estabelecidas datas para o festival estudantil em Lisboa no verão de 2023 (29.6.-1.7.2023) e para os próximos três Dialogues em Grenoble (28.2.-2.3.2023), Wroclaw (19-21.9.2023) e Graz (27-29.2.2024). Além disso, os membros do Steering Committee discutiram o envolvimento dos estudantes através do SURE! e foram actualizados sobre o financiamento futuro da I&I para as Universidades Europeias, bem como possíveis parceiros associados.

Na nova proposta os nove grupos de trabalho, cada um liderado por uma das universidades parceiras, continuarão a construir o chapéu para todos estes projetos abrangendo as áreas de Gestão, Governação e Garantia de Qualidade (TUDa); Campus Digital (TU Graz); Inclusão, Diversidade e Bem-estar (ULisboa); Ensino e Aprendizagem Inovadores (Aalto); Ofertas Educativas Flexíveis (KTH); Desenvolvimento e Formação Profissional (Grenoble INP-UGA); Doutoramento em Investigação, Inovação e Sociedade (PoliTO); Comunidade de Inovação Aberta para Transição Verde (Wroclaw Tech) e Divulgação Estratégica, Impacto e Divulgação (UPC).

Fonte: Unite!