fbpx Unite! Student Festival Lisbon 2023 na ULisboa | ULisboa

Unite! Student Festival Lisbon 2023 na ULisboa

Share Unite! Student Festival Lisbon 2023 na ULisboa

O Unite! Student Festival Lisbon 2023 decorreu na Universidade de Lisboa, entre 29 de Junho e 1 de Julho de 2023, num evento relevante para toda a comunidade estudantil das nove universidades parceiras Unite!.

Durante três dias, a Universidade de Lisboa viveu um momento especial com a presença de duzentos estudantes das universidades europeias da aliança a Unite!, a Universidade de Lisboa, Aalto University (Finlândia), KTH - Royal Institute of Technology (Suécia), Grenoble INP - UGA (França), Politecnico di Torino (Itália), Universitat Politècnica de Catalunya (Espanha), Graz University of Technology (Austria), Wroclaw University of Science and Technology (Polónia) e Technical University of Darmstadt (Alemanha), que se reuniram no Unite! Student Festival, naquele que foi o primeiro evento da Aliança, de estudantes, para estudantes.

Distribuídos por 6 palcos da ULisboa, os estudantes, reunidos em 18 subgrupos de trabalho, debateram e aprofundaram os seguintes temas: o Envolvimento dos alunos na Unite!, passando pelo Ensino Online, a Sustentabilidade e Crise Energética, a Inclusão, Diversidade e Bem-estar no quotidiano dos estudantes, a Universidade do Futuro e Como Comunicar a Unite!.

Ao longo dos três dias, foram realizadas várias atividades que permitiram aos participantes conhecer um pouco mais acerca da cultura de todos os países integrantes da Unite!, descobrir Lisboa e refletir e debater ideias sobre cada um dos temas.

O trabalho de equipa desenvolvido nos primeiros dois dias resultou na apresentação de 18 Pitch, no último dia, para uma plateia cheia no Salão Nobre da Universidade de Lisboa, com propostas de extrema importância para a aliança Unite! e, consequentemente, para a Universidade do Futuro.

As várias equipas de estudantes apresentaram estratégias que visem contribuir para a melhoria na educação, a sustentabilidade, a inclusão, o bem-estar da comunidade académica, a transformação digital e comunicação, refletindo acerca dos desafios desta aliança.

O Unite! Student FEST foi, assim, um momento importante e memorável para a aliança Unite!, encerrando em festa com o Arraial na Cantina Velha da Universidade, numa celebração conjunta do que une as nove universidades, abraçando os seus diferentes conhecimentos, aprendendo e criando um espaço de inspirações mútuas.

Unite! (University Network for Innovation, Technology and Engineering) é uma Aliança de 9 Universidades Europeias que tem como objetivo dar continuidade à criação de um Espaço Europeu de Ensino Superior que, através de uma nova geração de europeus, empenhados na cooperação transnacional, transdisciplinar e multilinguística, seja capaz de fazer face aos grandes desafios societais, contribuindo para afirmar a liderança da Europa como espaço de conhecimento.

Fotos: Tiago Duarte