fbpx Grupo de voluntariado do IST vence Prémio | ULisboa

Grupo de voluntariado do IST vence Prémio

Grupo de voluntariado do IST vence Prémio

Share Grupo de voluntariado do IST vence Prémio


O GASTagus, grupo de ação social sediado no Instituto Superior Técnico (IST), da Universidade de Lisboa (ULisboa), venceu o prémio Voluntariado Jovem, atribuído pela Fundação Montepio.

Na final, que decorreu ontem em Lisboa, estavam em competição cinco associações - «Transformers», «Nô Djunta Mon» (ISU), «Just a Change», «Make it Possible (AIESEC) e GASTagus - selecionadas entre as 38 candidaturas apresentadas na edição deste ano. A título excecional, o jurí atribuiu quatro menções honrosas aos restantes projetos finalistas, além do vencedor principal, no valor de três mil euros.

O prémio, no valor de 25 mil euros, vai ser aplicado na melhoria da gestão interna do grupo de ação social e nas despesas inerentes às missões internacionais. «Andamos sempre a correr atrás do prejuízo», afirma Nuno Amarante, um dos fundadores do grupo que do IST, que financia os projetos lá fora através da angariação de fundos.

A distinção traz uma «responsabilidade acrescida», reconhece o responsável, mas também a vontade de dar o salto e, quem sabe, avançar para a criação de uma ONG, diz. «É o reconhecimento de 5 anos de trabalho», continua, de um grupo informal que nasceu com apenas 15 voluntários e que conta já com mais de uma centena de jovens dispostos a dedicar o seu tempo aos outros.

Este ano, pela primeira vez, o GASTagus esteve em cinco países lusófonos - Moçambique, Angola, Cabo Verde, São Tomé e Príncipe e Brasil -, com 22 equipas formadas por 115 voluntários. Em Portugal, participaram 160 voluntários. Desde a criação do grupo de ação social do IST já participaram 484 voluntários em missões, dos quais mais de metade em iniciativas internacionais.

Notícia Relacionada



 

 

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER