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Formação Pedagógica para Docentes

Pedagogical Training for Professors

To bring the quality and excellence of education/learning and the training of professors to its full potential is, nowadays, a challenge for Higher Education Institutions, as the training of professors weighs heavily in this context.

Universidade de Lisboa (ULisboa), aware of the need to make opportunities for pedagogical discussion and training for its professors available, promotes training sessions with the purpose of developing pedagogical knowledge and skills.


Contacts

Linfelong Training Unit
Universidade de Lisboa Rectory Building
Alameda da Universidade, 1649-004 Lisboa
tel.: +351 210 170 117 | +351 217 967 624 (Ext.: 19118)
email: formacao_docentes@reitoria.ulisboa.pt

As inscrições na 2.ª edição de 2024 do programa de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa estão abertas até ao dia 19 de junho de 2024 e destinam-se a todos os Docentes e Investigadores da ULisboa.

Cientes da importância da participação dos Docentes e Investigadores da ULisboa nestas ações de formação, e atendendo à elevada e crescente procura que têm conhecido, a inscrição nas ações de formação foi limitada a um máximo de 3 opções.

 

  1. Escrita Académica no Ensino Superior

A disponibilizar brevemente.

 

  • Calendarização: 24 e 28 de junho
  • Horário: 10h00-12h30
  • N.º de vagas: 20
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 5 horas
  • Formador: Jorge Ramos do Ó

 

  1. Perturbação de Hiperatividade e Défice de Atenção (PHDA) no Jovem Adulto. Intervenção Psicossocial no Ensino Superior

Esta breve ação de sensibilização tem como objetivo principal aumentar o conhecimento de docentes e não docentes, sobre a PHDA.

A PHDA é uma perturbação do Neurodesenvolvimento e como tal uma condição de natureza crónica que se expressa ao longo da vida em diferentes comportamentos e com um impacto que é, frequentemente, crescente.

Ainda que persista a ideia de que a PHDA é “coisa da infância” esta ideia é um mito que importa contrariar através de ações de formação. Assim, parte desta ação será dedicada a melhor compreender o que é a PHDA, como se expressa na idade adulta e que impacto tem na vida do jovem adulto com ênfase de sua vida universitária.

Organizámos uma ação com um componente teórica inicial sobre a PHDA e depois com uma componente aplicativa sobre medidas psicossociais (pedagógicas, acomodações, intervenção por pares e tutorias) adequadas a uma melhoria da qualidade da vida académica destes estudantes e consequente da sua vida em geral.

 

  • Calendarização: 27 de junho
  • Horário: 14h00-16h00
  • N.º de vagas: sem limite
  • Modalidade de ensino: remota
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 2 horas
  • Formadora: Ana Rodrigues

 

  1. Imagens com IA

Neste workshop vamos explorar como usar a inteligência artificial - mais especificamente o Copilot - para criar imagens para as nossas unidades curriculares, aumentando o impacto visual dos nossos materiais.

 

1.ª Data:

  • Calendarização: 01 de julho
  • Horário: 10h00-12h00
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 2 horas
  • Formadora: Sofia Sá

 

2.ª Data:

  • Calendarização: 11 de julho
  • Horário: 14h00-16h00
  • N.º de vagas: 25
  • Modalidade de ensino: remota
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 2 horas
  • Formadora: Sofia Sá

 

  1. ChatGPT e Active Learning

A inteligência artificial é já uma realidade para a sociedade e para os/as estudantes e docentes da ULisboa. As preocupações com a sua utilização no Ensino Superior são de vária ordem.

Neste workshop vamos utilizar o ChatGPT na preparação e implementação de diversos momentos ativos nas nossas Unidades Curriculares.

 

  • Calendarização: 01 de julho
  • Horário: 14h00-16h30
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 2 horas e 30 minutos
  • Formadora: Sofia Sá

 

  1. Diversidade, Envolvimento Estudantil e Sucesso Académico

Os estudantes do ensino superior têm vindo a aumentar, tornando-se, ao mesmo tempo, cada vez mais diversos em termos de origens socioeconómicas, etárias e culturais. Tal resulta numa pluralidade de motivações e expectativas dos estudantes relativamente á formação académica. Neste cenário, importa desenhar estratégias que promovam o envolvimento estudantil criando condições mais favoráveis para que todos e todas alcancem o sucesso académico.

 

  • Calendarização: 03 e 04 de julho
  • Horário: 10h00-12h30
  • N.º de vagas: 20
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 5 horas
  • Formadores: Mariana Gaio Alves, Carolina Carvalho e Benedita Portugal e Melo

 

  1. Dislexia - Do Conceito à Inclusão

Dislexia é um termo utilizado há mais de cem anos e, de um modo muito simples, refere-se a uma dificuldade em aprender a ler manifestada por crianças, jovens e adultos que têm uma inteligência normal, que têm motivação para aprender a ler e que estão expostos a adequadas instruções de leitura.

Existem cada vez mais evidências de que a dislexia é uma perturbação do neurodesenvolvimento, que tem as suas origens numa alteração funcional na biologia do cérebro. No entanto, é necessário ter em consideração que esta faceta neurobiológica da dislexia se manifesta em alterações em alguns processos cognitivos e, consequentemente, no modo de aprender.

Tendo em consideração o exposto, os objetivos da presente formação estão orientados, em primeiro lugar, para a compreensão do que é a Dislexia, tanto no que se refere ao que ela é, como na abordagem de algumas conceções erradas. De seguida, é nossa preocupação abordar a identificação dos alunos com Dislexia e suas características. Um terceiro propósito é o de apresentar algumas sugestões e estratégias que devem ser tidas em consideração quando estamos perante alunos com dislexia.

 

  • Calendarização: 03 de julho
  • Horário: 10h00-12h00
  • N.º de vagas: sem limite
  • Modalidade de ensino: remota
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 2 horas
  • Formador: Vítor Cruz

 

  1. Dar aulas a estudantes com deficiência visual no Ensino Superior

Esta breve ação de sensibilização visa principal aumentar o conhecimento de docentes e não docentes, sobre a deficiência visual.

Muitas pessoas ficam na dúvida se usar óculos é ou não uma deficiência visual. De uma forma simples, só se considera que as pessoas têm uma deficiência visual quando mesmo com correção (óculos ou lentes de contacto) as dificuldades em ver subsistem. Por isso será definida a deficiência visual, os diferentes tipos e graus e o seu impacto na aprendizagem.

Depois com uma componente aplicativa sobre medidas concreta para permitir construir materiais de estudo e de apresentação acessíveis a pessoas com problemas de visão, bem como que tipo de apoios e recursos devem ser providenciados e que recursos a ULisboa tem.

 

  • Calendarização: 04 de julho
  • Horário: 14h00-16h00
  • N.º de vagas: sem limite
  • Modalidade de ensino: remota
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 2 horas
  • Formadora: Cristina Espadinha

 

  1. Flash Active Learning

Quando pensamos em Metodologias Ativas imaginamos pontualmente atividades demoradas e complexas de preparar e implementar. Neste workshop iremos abordar atividades Flash: simples na sua planificação, de curta implementação e eficazes no aumento da participação, interesse e atenção d@s estudantes na aula.

 

1.ª Data:

  • Calendarização: 05 de julho
  • Horário: 10h00-12h30
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: remota
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 2 horas e 30 minutos
  • Formadora: Sofia Sá

 

2.ª Data:

  • Calendarização: 12 de julho
  • Horário: 14h00-16h30
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 2 horas e 30 minutos
  • Formadora: Sofia Sá

 

  1. Quando o Autismo vai para a Universidade

São cada vez mais o número de pessoas com deficiência que se candidatam ao Ensino Superior. Uma percentagem destas pessoas enquadra-se no Espectro do Autismo. Se algumas destas pessoas já foram diagnosticadas anteriormente, ainda assim, os docentes universitários referem a necessidade de serem ajudados a compreender este seu perfil de funcionamento e de como interagir. Esta formação pretende ajudar a ter uma visão mais abrangente e esclarecedora do espectro do autismo e de como implementar algumas estratégias em contexto de sala de aula com estes alunos.

 

  • Calendarização: 05 de julho
  • Horário: 10h00-12h00
  • N.º de vagas: sem limite
  • Modalidade de ensino: remota
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 2 horas
  • Formador: Pedro Rodrigues

 

 

  1. Literacia da Informação para a Escrita Académica

Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que requeiram que os aprendentes articulem necessidades de informação; encontrem informação e recursos em ambientes digitais; organizem, processem, analisem e interpretem informação; e comparem e avaliem criticamente a credibilidade e a fiabilidade da informação e das suas fontes; compreendendo o contexto académico e como poderão contribuir para a comunidade científica através da produção escrita e publicação académica.

 

  • Calendarização: 08, 09 e 10 de julho
  • Horário: 16h00-18h00
  • N.º de vagas: 40
  • Modalidade de ensino: remota
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 6 horas
  • Formadora: Tatiana Sanches

 

 

  1. Primeira Aula do Semestre

Que objetivos tem a primeira aula do semestre? Quais os seus componentes essenciais? Quais as boas práticas pedagógicas relativas a este primeiro momento? Como podemos estabelecer um clima de aprendizagem positivo desde o início? Neste workshop refletiremos sobre estas e outras questões sobre este marco da relação pedagógica.

 

  • Calendarização: 09 de setembro
  • Horário: 10h30-12h30
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: remota
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 2 horas
  • Formador: Sofia Sá

Inscreva-se

As inscrições na 2.ª edição de 2024 do programa de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa encontram-se abertas até ao dia 19 de junho de 2024 e destinam-se a todos os Docentes e Investigadores da ULisboa.

Cientes da importância da participação dos Docentes e Investigadores da ULisboa nestas ações de formação, e atendendo à elevada e crescente procura que têm conhecido, a inscrição nas ações de formação foi limitada a um máximo de 3 opções.

Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição. Os candidatos que não forem convocados ficarão em lista de espera e serão contactados em caso de eventuais desistências.

 

Inscreva-se Aqui

As inscrições na 1.ª edição de 2024 do programa de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa estão abertas até ao dia 27 de dezembro de 2023 e destinam-se a todos os Docentes e Investigadores da ULisboa.

Cientes da importância da participação dos Docentes e Investigadores da ULisboa nestas ações de formação, e atendendo à elevada e crescente procura que têm conhecido, a inscrição nas ações de formação foi limitada a um máximo de 3 opções.

  • ChatGPT& Active Learning: Uma Parceria de Sucesso (ENCERRADA)


A inteligência artificial é já uma realidade para a sociedade e para os/as estudantes e docentes da ULisboa. As preocupações com a sua utilização no Ensino Superior são de vária ordem.

Neste workshop vamos utilizar o ChatGPT na preparação e implementação de diversos momentos ativos nas nossas Unidades Curriculares.

1.ª Data:

  • Calendarização: 03 de janeiro
  • Horário: 10h00-12h00
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: Computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Sofia Sá


2.ª Data:

  • Calendarização: 05 de janeiro
  • Horário: 14h00-16h00
  • N.º de vagas: 50
  • Modalidade de ensino: remota
  • Requisitos: Computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Sofia Sá
  • Avaliação Objetiva de Apresentações Orais


A apresentação oral de projetos e outros trabalhos, quer individuais quer em grupo, é frequente no Ensino Superior. A sua avaliação objetiva torna-se amiúde um desafio, quer para docentes quer para estudantes. Por um lado, como docentes não somos especialistas em PublicSpeaking para reconhecer e avaliar objetivamente os critérios de sucesso de uma apresentação. Por outro, os instrumentos utilizados frequentemente promovem à partida avaliações subjetivas. Neste workshop iremos refletir em conjunto sobre estratégias e processos que nos permitirão avaliar com mais segurança e justiça os momentos de apresentações orais.

1.ª Data:

  • Calendarização: 03 (presencial), 03 a 12 (assíncrona) e 17 de janeiro (remota)
  • Horário: 14h00-16h00
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial, remota e assíncrona
  • Requisitos: Computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 6 horas
  • Formadores: Sofia Sá


2.ª Data:

  • Calendarização: 05 (remota), 05 a 15 (assíncrona) e 19 de janeiro (remota)
  • Horário: 09h30-11h30
  • N.º de vagas: 50
  • Modalidade de ensino: remota e assíncrona
  • Requisitos: Computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Horas de Formação: 6 horas
  • Formadores: Sofia Sá


Momento 1 Síncrono

Nesta sessão, iremos conhecer instrumentos que permitirão avaliar com mais segurança e justiça os momentos de apresentações orais: as rubricas e as grelhas de comportamentos observáveis.

Momento 2 Assíncrono

Criação autónoma, com apoio de um vídeo ativo passo a passo, de uma rubrica e de uma grelha de comportamentos observáveis para avaliar objetivamente as apresentações orais, adequada ao contexto de cada um dos docentes.

Momento 3 Síncrono

Sessão de followup e feedback global às rubricas e grelhas construídas pelo grupo formativo. Identificação dos maiores desafios, potencialidades, aspetos positivos e áreas a melhorar.

Gravação de Pequenos Vídeos: Potencialidades Pedagógicas e Procedimentos Técnicos
Na era digital em que os nossos alunos e alunas passam partes significativas do seu tempo a ver vídeos curtos, é altura de considerarmos esta poderosa ferramenta como aliada no atingir dos nossos objetivos pedagógicos. Quer para dar feedback a trabalhos, quer para explicar algo pendente, quer noutras situações os pequenos vídeos constituem-se uma ferramenta benéfica.

Neste workshop abordaremos os princípios e aplicações pedagógicas bem como os principais procedimentos técnicos para gravar vídeos de curta duração.

1.ª Data:

  • Calendarização: 04 de janeiro
  • Horário: 10h00-12h00
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: Computador portátil com Google Chrome instalado
  • Frequência: gratuita
  • Formadores: Sofia Sá


2.ª Data:

  • Calendarização: 04 de janeiro
  • Horário: 14h00-16h00
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: Computador portátil com Google Chrome instalado
  • Frequência: gratuita
  • Formadores: Sofia Sá
  • Jigsaw


A atividade Jigsaw foi desenvolvida no início dos anos 79 por Elliot Aronson e os seus colegas e, desde então, tem se tornado popular em vários níveis de ensino, nomeadamente no superior. Ao promover cooperação entre os diferentes elementos do grupo turma, que se interajudam para alcançar um objetivo comum enquanto trabalham o conteúdo proposto, esta atividade promove competências de colaboração, aprendizagem ativa e participação equalitária dos diversos membros.

Neste workshop vamos abordar os procedimentos, etapas e boas práticas de implementação de Jigsaw nas nossas salas de aula.

  • Calendarização: 17 de janeiro
  • Horário: 10h00-12h30
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Sofia Sá
  • Metodologias Ativas, Relação Pedagógica e Introversão: Uma Tríade Inesperada


A introversão de docentes e estudantes pode ser vista como um obstáculo à implementação de metodologias ativas no Ensino Superior. Neste workshop, vamos descobrir o que é a introversão, como podemos fazer dela um trunfo em ambientes ativos e como podemos criar um ambiente seguro de participação, tanto para docentes como estudantes, salvaguardando e potenciando a base de toda a aprendizagem: a Relação Pedagógica.

1.ª Data:

  • Calendarização: 17 de janeiro
  • Horário: 14h00-16h00
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Sofia Sá


2.ª Data:

  • Calendarização: 18 de janeiro
  • Horário: 10h00-12h00
  • N.º de vagas: 50
  • Modalidade de ensino: remota
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Sofia Sá
  • Challenge-based Learning


Esta será uma formação teórico-prática que terá como objetivo apresentar o conceito de challenge-basedlearning (CBL), enquadrando as suas principais vantagens e formas de implementação no contexto académico.

A componente prática da formação terá como objetivo consolidar os conceitos apresentados e proporcionar tempo de reflexão e trabalho colaborativo entre os participantes que conduza à definição de estratégias para que estes possam incorporar CBL nas suas unidades curriculares.  

  • Calendarização: 19 de janeiro
  • Horário: 10h00-13h00
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Rita Tomé
  • Ensinar e Aprender com o Digital


A ação de formação propõe a discussão em torno da análise e da reflexão crítica sobre o uso de tecnologias digitais no ensino e na aprendizagem, a partir de exemplos de práticas pedagógicas em diferentes contextos de aulas. É analisada, de modo global, a relação entre as tecnologias e o currículo, com vista a ensinar e promover a aprendizagem no ensino superior.

1.ª Data:

  • Calendarização: 15 de janeiro
  • Horário: 10h00-12h00
  • N.º de vagas: 20
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Joana Viana


2.ª Data:

  • Calendarização: 24 de janeiro
  • Horário: 14h00-16h00
  • N.º de vagas: 20
  • Modalidade de ensino: remota
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Joana Viana
  • Gamificação na Sala de Aula


Esta formação tem como objetivo apresentar as principais tendências e vantagens de implementação de estratégias de gamificação em práticas pedagógicas no ensino superior, dando exemplos concretos e apontando possíveis estratégias para a sua incorporação no contexto de sala de aula.

  • Calendarização: 25 de janeiro
  • Horário: 10h00-13h00
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Rita Tomé
  • Observação de Aulas entre Pares: Partilha de Práticas, Feedback e Aprendizagem Profissional


A prática pedagógica e os saberes docentes podem ser melhorados através da observação de aulas entre pares, quer a partir do feedback recebido pelo observado, mas também a partir da atividade como observador.

Nesta formação procuraremos:

  1. analisar práticas de observação entre pares, considerando diferentes dimensões, processos e estratégias de observação;
  2. analisar tipos e funções do feedback sobre a prática pedagógica observada.


A observação de aulas entre pares, o feedback e a reflexão constituem práticas indutoras de desenvolvimento profissional docente.

Nota: será dada prioridade aos Docentes que se encontram a frequentar o projeto Observar & Aprender.

  • Calendarização: 30 de janeiro e 02 de fevereiro
  • Horário: 30 de janeiro (16h30-19h00) e 02 de fevereiro (10h00-12h30)
  • N.º de vagas: 20
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Joana Viana
  • Literacia da Informação para a Escrita Académica


Incorporar atividades, tarefas e avaliações de aprendizagem que requeiram que os aprendentes articulem necessidades de informação; encontrem informação e recursos em ambientes digitais; organizem, processem, analisem e interpretem informação; e comparem e avaliem criticamente a credibilidade e a fiabilidade da informação e das suas fontes; compreendendo o contexto académico e como poderão contribuir para a comunidade científica através da produção escrita e publicação académica.

1.ª Data:

  • Calendarização: 05, 06 e 07 de fevereiro
  • Horário: 10h00-12h00
  • N.º de vagas: 25
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Tatiana Sanches


2.ª Data:

  • Calendarização: 14, 15 e 16 de fevereiro
  • Horário: 16h00-18h00
  • N.º de vagas: 40
  • Modalidade de ensino: remota
  • Requisitos: computador portátil
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Tatiana Sanches


Inscreva-se

As inscrições na 1.ª edição de 2024 do programa de Formação Pedagógica para Docentes da ULisboa encontram-se abertas até ao dia 27 de dezembro de 2023 e destinam-se a todos os Docentes e Investigadores da ULisboa.

Cientes da importância da participação dos Docentes e Investigadores da ULisboa nestas ações de formação, e atendendo à elevada e crescente procura que têm conhecido, a inscrição nas ações de formação foi limitada a um máximo de 3 opções.

Os participantes serão selecionados por ordem de inscrição. Os candidatos que não forem convocados ficarão em lista de espera e serão contactados em caso de eventuais desistências.

  • Primeira Aula do Semestre


Que objetivos tem a primeira aula do semestre? Quais os seus componentes essenciais? Quais as boas práticas pedagógicas relativas a este primeiro momento? Como podemos estabelecer um clima de aprendizagem positivo desde o início? Neste workshop refletiremos sobre estas e outras questões sobre este marco da relação pedagógica.

1.ª Data:

  • Calendarização: 04 de setembro
  • Horário: 10h30-12h30
  • N.º de vagas: 40
  • Modalidade de ensino: online
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Sofia Sá


2.ª Data:

  • Calendarização: 08 de setembro
  • Horário: 14h30-16h30
  • N.º de vagas: 30
  • Modalidade de ensino: presencial
  • Frequência: gratuita
  • Formadora: Sofia Sá


Pré-Inscrições

As pré-inscrições decorrem de 31 de julho a 07 de agosto e destinam-se a todos os Docentes e Investigadores da ULisboa.

Observações: Os participantes serão selecionados por ordem de pré-inscrição. Os candidatos que não forem convocados ficarão em lista de espera e serão contactados em caso de eventuais desistências.

Inscreva-se Aqui



A planificação de unidades curriculares é um processo estratégico que envolve diversos processos, nem sempre tranquilo para os/as docentes. Neste workshop vamos distinguir diferentes estratégias da planificação de unidades curriculares centradas no/a estudante, criar resultados e objetivos pedagógicos focados na aprendizagem e relaciona-los com o planeamento de estratégias de ensino aprendizagem e avaliação.

Calendarização: 03 de julho

Horário: 10h00-12h00

N.º de vagas: 30

Modalidade de ensino: presencial

Requisitos: Computador portátil

Frequência: gratuita

Formadora: Sofia Sá


O Mentimeter é uma das plataformas de interação mais intuitivas que podemos utilizar quer em ensino presencial, remoto ou híbrido. A sua configuração, ainda assim, revela-se pontualmente desafiante e existem truques para facilitar o trabalho dos/as docentes que a queiram utilizar. Neste workshop, aprenderemos a criar apresentações dentro do Mentimeter, a criar diferentes tipos de slides e a selecionar as configurações mais adequadas aos objetivos pedagógicos.

Calendarização: 05 de julho

Horário: 14h00-16h00

N.º de vagas: 30

Modalidade de ensino: presencial

Requisitos: Computador portátil

Frequência: gratuita

Formadores: Sofia Sá



Uma rubrica é um instrumento que evidencia uma sistematização do processo avaliativo de um produto de aprendizagem. Facilitam o processo avaliativo, tornando-o mais transparente e promovendo uma maior objetividade e a criação de expectativas realistas por parte de alunos/as e docentes. Neste workshop vamos relacionar o estabelecimento de critérios de avaliação com a criação de rubricas, distinguir os componentes de uma rubrica e enunciar os passos da criação de uma rubrica.

Calendarização: 10 de julho

Horário: 10h30 -12h30

N.º de vagas: 30

Modalidade de ensino: online

Frequência: gratuita

Formadores: Sofia Sá



A comunicação, quer escrita quer oral, é fulcral no estabelecimento da relação professor/aluno. A comunicação positiva é uma abordagem que nos permite criar um ambiente seguro na relação pedagógica e transmitir informações de forma profissional e empática. Neste seminário vamos definir comunicação positiva, listar os seus princípios, analisar exemplos de boas práticas e aplica-las em exemplos específicos da interação em sala de aula.

Calendarização: 17 de julho

Horário: 14h00-16h00

N.º de vagas: 30

Modalidade de ensino: online

Frequência: gratuita

Formadora: Sofia Sá