fbpx IST Spin-Off vencedora nacional de concurso de Combate às Alterações Climáticas | ULisboa

IST Spin-Off vencedora nacional de concurso de Combate às Alterações Climáticas

IST Spin-Off vencedora nacional de concurso de Combate às Alterações Climáticas

Share IST Spin-Off vencedora nacional de concurso de Combate às Alterações Climáticas


O projeto "Pastagens Semeadas Biodiversas", da IST Spin-Off Terraprima, foi selecionado como vencedor nacional do concurso europeu "Um Mundo que me agrada – com um Clima de que gosto", devido a apresentar a melhor solução para o clima em Portugal.


A Comissária Europeia responsável pela Ação Climática, Connie Hedegaard, afirmou: "A iniciativa Pastagens Semeadas Biodiversas demonstra que todos os europeus podem contribuir para a preservação do clima, tomando medidas simples que também nos ajudam a poupar dinheiro e a melhorar a nossa qualidade de vida [...]".

O júri, do qual faziam parte o cantor e músico Miguel Ângelo, a jornalista Carla Castelo (SIC) e a professora Júlia Seixas (Universidade Nova de Lisboa), selecionou o projeto como sendo a solução climática mais prática, económica, eficaz e inspiradora. O júri foi presidido por Humberto Delgado Rosa, diretor da Direcção-Geral da Ação Climática da Comissão Europeia, e assistido por Michael Beutler, da Kering, produtora de vestuário e acessórios, e por Jason Anderson, da WWF Europe.

Financiado pelo Fundo Português de Carbono, o projeto desta PME nacional envolve mais de 1 000 agricultores em 50 000 ha no Centro e Sul de Portugal e promove o sequestro de 1 milhão de toneladas de carbono, o que o torna um dos projetos a concurso com maior efeito na mitigação das alterações climáticas.

A remoção e sequestro de carbono da atmosfera que o projeto promove deve-se à grande produtividade das Pastagens Semeadas Biodiversas. Esta produtividade resulta numa extraordinária abundância de raízes, que levam a um grande aumento da matéria orgânica no solo.

Recentemente, a Terraprima foi laureada pela Comissão Nacional de Combate à Desertificação com o certificado "Campeões das Zonas Áridas 2013". No concurso promovido pelas Nações Unidas Land for Life 2012, foi um dos 15 semi-finalistas entre mais de 100 candidaturas de 52 países. Recebeu ainda uma Menção Honrosa nos Green Project Awards em 2011 e foi reconhecida com a atribuição do Galardão Climático Ouro Empresas 2010 da Associação Portuguesa de Engenharia do Ambiente.

A Terraprima – Serviços Ambientais tem uma certificação PME LIDER e o seu trabalho foi reconhecido como um caso de sucesso de empreendorismo pela UTEN - University Technology Enterprise Network.




1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER