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Congressos e Conferências

Desenvolvimento Urbano Orientado pelo Transporte e Mismatch Espacial: o caso de Curitiba, Brasil

A RedeMov da Universidade de Lisboa (ULisboa), no âmbito do Ciclo de Conferências “ Conversas à Sexta ”, organiza a Conferência “ Desenvolvimento Urbano Orientado pelo Transporte e Mismatch Espacial: o caso de Curitiba, Brasil ” no dia 28 de abril, às 17h, na Auditório Orlando Ribeiro do IGOT, contando, como orador, com o Professor Alexandre Alves Porsse (Federal University of Parana, Brazil).

Desenvolvimento Urbano Orientado pelo Transporte e Mismatch Espacial: o caso de Curitiba, Brasil

Enquadramento da Conferência

Em meados da década de 1970, a cidade de Curitiba mudou sua estratégia de desenvolvimento urbano de um modelo de crescimento radial para um modelo linear em resposta aos desafios decorrentes do aumento populacional, descontrolado urban sprawl e congestionamentos causados pelo intenso uso de veículos privados. O núcleo dessa nova estratégia consistiu na adoção de uma política de desenvolvimento urbano orientada pelo transporte, baseada na integração do planejamento de transporte com medidas de uso misto do solo. A cidade foi uma das pioneiras na implantação de um sistema público Bus Rapid Transit para dar suporte à mobilidade e transporte de massa, promovendo a acessibilidade da população e redução dos congestionamentos. Este seminário tem dois objetivos. Primeiro, será feita uma apresentação das características do modelo de desenvolvimento urbano adotado pela cidade de Curitiba, com ênfase para a organização sistema de transporte e regras de uso misto do solo. Essa exposição é complementada por uma discussão sobre a configuração espacial urbana que foi moldada nas últimas décadas e os desafios contemporâneos que a cidade tem enfrentado para sustentar a mobilidade urbana e ordenar o crescimento populacional no contexto de sua integração com a área metropolitana. Segundo, apresenta-se uma avaliação empírica dos efeitos de mismatch espacial associados à configuração urbana da cidade de Curitiba e sua região metropolitana. De um lado, essa avaliação baseia-se no cálculo de um índice de dissimilaridade espacial que permite identificar o padrão de acessibilidade a oportunidades de trabalho para diferentes grupos de pessoas segundo classes de renda. De outro lado, usando uma abordagem econométrica de variável instrumental, estima-se o efeito da acessibilidade sobre o rendimento médio dos trabalhadores na região metropolitana de Curitiba. O índice de dissimilaridade revela que existem desigualdades relevantes na distribuição das oportunidades de trabalho que podem caracterizar segregação espacial para as famílias pobres. O resultado da análise econométrica evidencia a extensão do efeito de mismatch espacial na região metropolitana de Curitiba, sugerindo que melhorias nas condições de acessibilidade podem contribuir para aumentar o rendimento médio dos trabalhadores em 2,34%.

Ciclo de Conferências “Conversas à Sexta”

redeMOV organiza as “Conversas à Sexta”, Ciclo de Conferências mensais que constitui um espaço de reflexão e debate em torno da área da mobilidade urbana. Esta iniciativa pretende reunir a comunidade académica, as entidades reguladoras, operadoras e de empresas intervenientes nos sistemas de transportes num espaço de promoção da investigação e inovação, de divulgação e mobilização para oportunidades de financiamento e de resposta aos desafios colocados pela sociedade.

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