Redes Temáticas Interdisciplinares

Redes Temáticas Interdisciplinares
As instituições de ensino superior têm por direito e dever participar em atividades de ligação à sociedade, designadamente de difusão e transferência de conhecimento, assim como de valorização económica do conhecimento científico.
Neste contexto e considerando a necessidade de definir os eixos estratégicos de desenvolvimento das atividades de investigação e desenvolvimento da Universidade de Lisboa, criaram-se a partir do final de 2013 as Redes Temáticas Interdisciplinares, contemplando as seguintes áreas:
- Agroalimentar e Florestal (redeAGRO)
- Saúde (redeSAÚDE)
- Mobilidade Urbana e Inteligente (redeMOV)
- Mar (redeMAR)
A formação das Redes Temáticas Interdisciplinares visa sobretudo organizar os docentes/investigadores da Universidade de Lisboa em áreas específicas, nomeadamente para, de acordo com critérios de diferenciação especializada, a Universidade poder ser inserida em redes internacionais, bem como posicionar-se nos eixos futuros das estratégias de especialização inteligente (RIS3) inseridas no Portugal 2020 e nos desafios societais constantes do Horizonte 2020. Incluem-se nas suas atividades o desenvolvimento de parcerias estratégicas com empresas e ainda com entidades do setor público e do setor social. Quando oportuno serão ainda constituídos Conselhos Consultivos Empresariais no âmbito das atividades de cada Rede Temática Interdisciplinar.
A Universidade de Lisboa procurará expandir as atividades de internacionalização nos domínios da investigação e desenvolvimento, incluindo inovação, nas áreas da redeSAÚDE, da redeMAR, da redeAGRO, da redeMOV.
As Redes Temáticas Interdisciplinares não substituem as Escolas, nem as unidades de investigação tendo o carácteragregador da atividade de várias Escolas/unidades de investigação de carácter estratégico e permanente, distinto de outros projetos transversais, tais como os Colégios.