Colégio de Química da ULisboa

Colégio de Química da ULisboa (CQUL)

Colégio de Química da ULisboa

O Colégio de Química da ULisboa (CQUL) congrega docentes e investigadores das várias Escolas da ULisboa com atividade em Química, contribuindo para a coesão e o melhor aproveitamento dos recursos humanos e materiais da Universidade no âmbito do ensino e da investigação.

É expectável que o Colégio seja capaz de articular as múltiplas competências na área da Química existentes na ULisboa criando uma nova dinâmica inter-escolas que conduza à multiplicação de iniciativas conjuntas e inovadoras a nível de programas doutorais, projetos de investigação, desenvolvimento tecnológico, etc., podendo dar um contributo importante para tornar ainda mais competitiva uma área com uma longa tradição na ULisboa e de reconhecido mérito internacional. Espera-se desse modo consolidar a posição de referência da ULisboa na área da Química a nível nacional e ampliar também o seu papel em consórcios internacionais.

A proposta de criação do Colégio foi elaborada por uma comissão que integrou docentes das Faculdades de Ciências (FC), de Farmácia (FF), de Medicina (FM) e de Motricidade Humana (FMH), do Instituto Superior de Agronomia (ISA) e do Instituto Superior Técnico (IST).

O Colégio de Química tem por objetivos promover:

| A coesão na ULisboa e o melhor aproveitamento dos seus recursos humanos e materiais;
| A colaboração entre as escolas da ULisboa, no ensino e na investigação;
| A colaboração entre as escolas da ULisboa e o exterior, designadamente no que se refere aos ensinos superior e secundário e ao sector empresarial;
| A Química em todas as suas vertentes científicas e tecnológicas;
| A interdisciplinaridade dos vários domínios da Química;
| A transdisciplinaridade da Química com outras ciências em que desempenha um papel fundamental, tais como as ciências dos materiais, biológicas, farmacológicas, medicinais, agronómicas e florestais, e do ambiente.

Divisões

À data da sua fundação, o CQUL é constituído pelas Divisões de:

| Energia & Ambiente;
| Materiais;
| Tecnologia & Indústria;
| Vida & Saúde.

Conselho Coordenador

Eleito para o triénio 2017-2019, é constituído por:

– Armando Pombeiro (IST);

Presidentes das Divisões

– Francisco Lemos (IST) [Energia & Ambiente];

– Mário Berberan-Santos (IST) [Materiais];

– Carlos Castro (FC) [Tecnologia & Indústria];

– Helena Pereira (ISA) [Vida & Saúde];

Presidentes Adjuntos

– Maria José Calhorda (FC) [para a Investigação];

– Maria Matilde Marques (IST) [para os Assuntos Pedagógicos];

– António Almeida (FF) [para as Relações Exteriores];

– Mª Fátima Guedes da Silva (IST) [para a Comunicação & Imagem].

Coordenadores das Divisões

Energia & Ambiente: Francisco Lemos (IST), Jorge Correia (FC) e J. Gaspar Martinho (IST);

Materiais: Mário Berberan-Santos (IST), Manuel Minas da Piedade (FC) e Ana Salomé Veiga (FM);

Tecnologia & Indústria: Carlos Castro (FC), Carlos Afonso (FF) e João Bordado (IST);

Vida & Saúde: Helena Pereira (ISA), Rui Moreira (FF) e Filomena Carvalho Arêde (FM).

Comissões Executivas

Para a Investigação: Maria José Calhorda (FC), Manuel Almeida (CTN-IST), Pedro Góis (FF), Isabel Miranda (ISA) e Sónia Gonçalves Abreu (FM);

Para os Assuntos Pedagógicos: Maria Matilde Marques (IST), Maria Henriques Ribeiro (FF) e Amélia Pilar Rauter (FC);

Para as Relações Exteriores: António Almeida (FF), Maria José Lourenço (FC), Carlos Henriques (IST) e Maria Amélia Lemos (IST);

Para a Comunicação & Imagem: Mª Fátima Guedes da Silva (IST), Judite Costa (FF) e Fernando Antunes (FC).

Podem ser membros efetivos do Colégio de Química da ULisboa os docentes e investigadores doutorados com vínculo a qualquer das Escolas da ULisboa, que a ele adiram.

Podem ser membros associados do CQUL os professores jubilados e reformados da ULisboa, os investigadores e bolseiros doutorados das unidades de investigação das Escolas da ULisboa que não tenham o referido vínculo, bem como os investigadores doutorados com bolsas concedidas pelas Escolas e suas instituições de interface de I&DT, ou outras instituições financiadoras, e que adiram ao CQUL.

Inscrição

Se tiver interesse, poderá aderir ao Colégio de Química da ULisboa pelo preenchimento do formulário (cada membro poderá inscrever-se em duas Divisões sendo que, para os membros efetivos, a 1ª escolha representará aquela onde poderão exercer o seu direito de voto):

Contactos

Poderá entrar em contacto connosco através do Gestor de C&T do Colégio de Química da ULisboa, Nuno Conceição, utilizando para o efeito o endereço de correio eletrónico: nunoconceicao@tecnico.ulisboa.pt .

Brevemente disponível