Parcerias

Parcerias

A Universidade de Lisboa está empenhada na implementação de parcerias estratégicas em áreas de intervenção da Universidade, ao nível nacional e internacional, académico e empresarial, que contribuam para o incremento do impacto na sociedade, designadamente através da difusão e transferência de conhecimento.

Neste contexto destaca-se a importância da adesão da ULisboa ao desafio lançado pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (European Institute of Innovation & Technology - EIT) para participar em Comunidades de Conhecimento e Inovação (Knowledge and Innovation Communities - KICs), criadas para desenvolver a capacidade de inovação da Europa, através de parcerias transfronteiriças dinâmicas que promovem ativamente a transferência de conhecimento.

As KICs são parcerias que pretendem contribuir para competitividade e sustentabilidade da economia reforçando a cooperação entre os vários atores do triângulo do conhecimento: educação, investigação e inovação. Ambicionam alcançar crescimento económico com criação de empregabilidade, numa economia baseada no conhecimento.

A Universidade de Lisboa é membro de duas KICs, seleccionadas pelo Instituto Europeu de Inovação e Tecnologia (EIT):

EIT Health
EIT InnoEnergy

O Consórcio Lisbon Living + foi instituído para corresponder ao concurso lançado pelo EIT para constituição de uma KIC na área da Saúde. O Lisbon Living + agrega diversas instituições da região de Lisboa e Évora, incluindo empresas, universidades, prestadores de cuidados de saúde públicos e privados, centros de investigação, instituições de solidariedade social e representantes do poder local com o objectivo de contribuir com transferência e valorização do conhecimento para promoção da vida saudável e envelhecimento activo.

A ULisboa tem vindo ainda a consolidar parcerias com instituições do Sistema Científico e Tecnológico Nacional (SCTN) e empresas através de protocolos, como o Memorando de Entendimento para o Centro de Excelência para a Agricultura e Agro-indústrias (CEAAI), para apoiar o tecido empresarial dos sectores agrícola e agro-alimentar da Região de Lisboa e Vale do Tejo.