Cátedras

Cátedras

Cátedras

A criação em 2013 da Cátedra do Collège de France na Universidade de Lisboa, tem por objetivo desenvolver a formação e a investigação de interesse para ambas as partes. O Collège de France é uma instituição de prestígio mundial tendo registado a atribuição de 9 Prémios Nobel aos seus professores, entre os quais, em 2012, o Professor Serge Haroche (Física). No âmbito do Convénio são abertas anualmente candidaturas sujeitas a um processo de seleção pela Reitoria da Universidade de Lisboa que posteriormente (em fevereiro de cada ano) as remete para Paris.

Ações Previstas
- Acolhimento de professores do Collège de France na Universidade de Lisboa.
- Estadias de doutorandos e pós-docs da Universidade de Lisboa em cátedras e laboratórios do Collège de France.
- Participação de professores como oradores da Universidade de Lisboa em aulas ou seminários no Collège de France.

Candidaturas
É aconselhável que as candidaturas sejam precedidas de contactos com professores do Collège de France.

Informações
Professor Eduardo Ducla Soares
E-mail: educla-soares@fc.ul.pt

A Cátedra de Estudos Sefarditas «Alberto Benveniste» é uma instituição científica acolhida na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e que tem por objetivo a dinamização da investigação histórica em torno das comunidades sefarditas de origem portuguesa.

Criada há cerca de 15 anos, pela Família Benveniste e em homenagem à memória de Alberto Benveniste, a Cátedra de Estudos Sefarditas tem como principais atividades desenvolver a investigação científica sobre as comunidades sefarditas portuguesas, bem como a organização de conferências e cursos especializados, a publicação de uma revista,"Cadernos de Estudos Sefarditas", a edição de uma série de monografias temáticas.

O seu objetivo principal é impulsionar, no meio universitário português, os estudos sobre estas comunidades, nas áreas da história social e da história económica. Em consequência, criar as bases documentais indispensáveis ao trabalho de alunos universitários e de jovens investigadores no domínio da pós-graduação.

Informações
E-mail: cesab@letras.ulisboa.pt