Ações-Chave

Ações-Chave

A ULisboa dá as boas-vindas aos estudantes, docentes e pessoal técnico e administrativo das instituições parceiras que venham a realizar um período de mobilidade na ULisboa!

O Programa Erasmus+ desenvolve-se nas áreas da educação, formação, juventude e desporto, pretendendo apoiar a implementação da Agenda Europeia para o crescimento, emprego, equidade e inclusão social.

Ao nível do Ensino Superior, o Programa Erasmus+, no âmbito da sua Ação Chave 1, permite a realização de atividades de mobilidade entre instituições de ensino superior europeias, permitindo a mobilidade de estudantes, recém-graduados, docentes e pessoal técnico e administrativo, para períodos de aprendizagem, ensino e formação, na Europa.


Desenvolvemos várias estruturas de apoio para lhe proporcionarmos uma experiência inesquecível:

| Gabinetes de Relações Internacionais/Erasmus na Reitoria e em cada Escola, prestando apoio académico e prático a todos os participantes dos programas de mobilidade;
| Associações de estudantes / grupos de estudantes voluntários que acompanham os estudantes internacionais e apoiam a sua integração na universidade na maioria das Escolas da ULisboa;
| Eventos de receção, permitindo dar as boas-vindas aos estudantes estrangeiros, bem como criar um primeiro espaço de convívio entre todos;
| Cursos de língua portuguesa para os estudantes Erasmus;
| Alojamento nas residências universitárias.

 

A Ação-Chave 1, Mobilidade de estudantes e pessoal para aprendizagem permite a Mobilidade de estudantes e pessoal do Ensino Superior, dando continuidade às atividades de mobilidade Erasmus, com algumas novidades, como por exemplo a mobilidade para fora da Europa, através do International Credit Mobility.

Esta Ação permite ainda a constituição de Consórcios Internacionais de Instituições de Ensino Superior para a realização de Mestrados Conjuntos.

A Ação-Chave 2, Inovação e boas-práticas, prevê o estabelecimento de Parcerias Estratégicas oferecendo às instituições a oportunidade de cooperar para implementar práticas inovadoras, que conduzam à modernização institucional e à inovação social.

No mesmo âmbito, esta ação permite o estabelecimento de Alianças do Conhecimento parcerias em larga escala entre as instituições de ensino superior e empresas, para promover a criatividade, a inovação e o empreendedorismo e ainda apoia o Reforço de capacidades no domínio do ensino superior através da modernização, acessibilidade e internacionalização do Ensino Superior nos países parceiros do Programa.

A Ação-Chave 3, Apoio à Reforma Política destina-se a fomentar a participação dos jovens na democracia, especialmente na discussão e debate com políticos, bem como ao desenvolvimento de conhecimento nos campos da educação, formação e juventude.

As atividades Jean Monnet têm como objetivo promover, a nível mundial, o ensino e a investigação de excelência sobre a União Europeia.

O Programa conta ainda com uma ação direccionada ao Desporto, destinada ao desenvolvimento e implementação de atividades conjuntas de desporto, atividade física, desenvolvimento de atividades inovadoras na área desportiva e gestão de eventos não-lucrativos de incentivo à participação no desporto.