Ações-Chave

Ações-Chave

O Programa Erasmus + é o Programa Europeu para 2014-2020 na área da educação, formação, juventude e desporto.

O Programa desdobra-se nas seguintes Ações-Chave e acções (ao nível do ensino superior):

Ação-Chave 1, Mobilidade de estudantes e pessoal para aprendizagem

Mobilidade de estudantes e pessoal

Esta ação dá continuidade às atividades de mobilidade que se realizavam no âmbito do Programa LLP-Erasmus, permitindo a mobilidade de estudantes, recém-graduados, docentes e pessoal técnico e administrativo, para períodos de aprendizagem, ensino e formação, na Europa, e fora da Europa, através do International Credit Mobility.

Mestrados Conjuntos

Esta ação financia Mestrados Conjuntos de Excelência na Europa (anteriores Cursos de Mestrado do Programa Erasmus Mundus (EMMC).

Consistem em programas integrados de estudos avançados – Mestrados internacionais – de 60, 90 ou 120 ECTS oferecidos por um consórcio internacional de Instituições de Ensino Superior, podendo integrar organizações parceiras (educacionais ou não).

Culminam na atribuição de grau conjunto ou múltiplo. O grau atribuído tem de ser totalmente reconhecido pelas autoridades nacionais competentes.

Os programas são dirigidos a estudantes do mundo inteiro (preveem a atribuição de bolsas).


Ação-Chave 2, Inovação e boas-práticas

Parcerias Estratégicas

As Parcerias Estratégicas oferecem às instituições a oportunidade de cooperar para implementar práticas inovadoras que conduzam ao ensino, formação, aprendizagem de alta qualidade e à modernização institucional e inovação social.

São altamente flexíveis – permitem a candidatura de projetos diversos, adaptando-se o financiamento requerido às ações que se pretendem desenvolver.

Alianças do Conhecimento

As Alianças do Conhecimento são parcerias em grande escala entre as instituições de ensino superior e empresas para promover a criatividade, a inovação e o empreendedorismo.

Permitem a cooperação entre organizações de países participantes – Europa (Programme Countries), com possibilidade de envolver organizações de países parceiros (Partner Countries), enquanto parceiros, desde que a sua participação traga uma mais-valia essencial, que não seja possível obter no âmbito dos países participantes (Programme Countries). Preveem a participação em clusters temáticos.

Reforço de capacidades no domínio do ensino superior

Ação de apoio à modernização, acessibilidade e internacionalização do Ensino Superior nos países parceiros do Programa.


Ação-Chave 3, Apoio à Reforma Política

Ação destinada a fomentar a participação dos jovens na democracia, especialmente na discussão e debate com políticos, bem como ao desenvolvimento de conhecimento nos campos da educação, formação e juventude.

Jean Monnet

As Atividades Jean Monnet têm como objetivo promover, a nível mundial, o ensino e a investigação de excelência sobre a União Europeia. Promover o diálogo entre o mundo académico e os decisores políticos, com o objetivo de reforçar a governação das políticas da União Europeia.

Atividades Principais:

| Módulos Jean Monnet (ensino e investigação)
| Cátedras Jean Monnet (ensino e investigação)

Apoio Jean Monnet a associções

| Centros de Excelência Jean Monnet (ensino e investigação)
| Redes Jean Monnet (debate político com o mundo académico)
| Projetos Jean Monnet (debate político com o mundo académico)

Desporto

Ação destinada ao desenvolvimento e implementação de atividades conjuntas de desporto, atividade física, identificação e implementação de atividades inovadoras na área desportiva e gestão de eventos não-lucrativos de incentivo à participação no desporto.