Provas de Agregação
O título académico de agregado é atribuído pelas universidades, mediante a aprovação em provas públicas, designadas provas de agregação. Não se trata de um grau académico, mas sim de um título necessário à progressão nas carreiras docentes universitária e politécnica e na carreira de investigação científica.
O título académico de agregado é atribuído num ramo do conhecimento ou numa sua especialidade, se existir, e atesta:
- a qualidade do currículo académico, profissional, científico e pedagógico;
- a capacidade de investigação;
- a aptidão para dirigir e realizar trabalho científico independente.
Pode requerer a realização de provas de agregação quem reúna, cumulativamente, as seguintes condições:
a) ser titular do grau de doutor;
b) ser detentor de um currículo profissional de elevado mérito que demonstre, especialmente, atividade relevante de investigação, formação ou orientação avançadas e a autoria de trabalhos científicos de qualidade reconhecida realizados após a obtenção do grau de doutor.
ou
a) ser professor catedrático, associado ou auxiliar da carreira docente universitária ou investigador-coordenador, principal ou auxiliar da carreira de investigação científica portuguesas;
b) ser detentor de um currículo profissional de elevado mérito que demonstre, especialmente, atividade relevante de investigação, formação ou orientação avançadas e a autoria de trabalhos científicos de qualidade reconhecida.
As Provas de Agregação são públicas e consistem na:
a) apreciação e discussão do currículo do candidato, incidindo especialmente:
i) sobre a atividade relevante de investigação, formação ou orientação avançadas e sobre a autoria de trabalhos científicos de qualidade reconhecida desenvolvidos após a obtenção do grau de doutor;
ii) sobre as suas atividades de investigação presentes e projetos e programas de trabalho futuros;
iii) sobre outros aspetos relevantes no currículo, designadamente a sua obra pedagógica, a orientação de dissertações e teses no âmbito de mestrados e doutoramentos, a difusão do conhecimento e da cultura e a prestação de serviços à comunidade;
b) apresentação, apreciação e discussão de um relatório sobre uma unidade curricular, grupo de unidades curriculares, ou ciclo de estudos, no âmbito do ramo do conhecimento ou especialidade em que são prestadas as provas;
c) apresentação de um seminário ou lição sobre um tema dentro do âmbito do ramo do conhecimento ou especialidade em que são prestadas as provas, e sua discussão.
O Modelo para Requerimento de Admissão a Provas de Agregação deve ser entregue na Reitoria da ULisboa, exceto para a Faculdade de Ciências, a Faculdade de Letras e o Instituto Superior Técnico. Nestes casos, deverá ser entregue nas respetivas Escolas.
Tipo | Título e Candidato | Escola | Data, Hora e Local | |
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Agregação | FROM SOCIOTECHNICAL SYSTEMS TO SUSTAINABILITY: INTEGRATING GREEN PRACTICES INTO MILITARY LOGISTICS
João Carlos Gonçalves dos Reis |
Instituto Superior de Economia e Gestão | ||
Agregação | Ondas de montanha na atmosfera
Miguel Ângelo Cortez Teixeira |
Faculdade de Ciências | ||
Agregação | Bioengineering Advances towards the Development of Stem/Progenitor Cell-based Therapies
Cláudia Alexandra Martins Lobato da Silva |
Instituto Superior Técnico | ||
Agregação | Martial, Apophoreta 183–196: A Corona Martialis in the Footsteps of Antipater of Thessalonica?
Ana Maria dos Santos Lóio |
Faculdade de Letras | ||
Agregação | Advérbios modais - Reflexões sobre a semântica do sufixo -mente
Rui Pedro Ribeiro Marques |
Faculdade de Letras | ||
Agregação | DETERMINAÇÃO DO CAUDAL DE PROJETO PARA DIMENSIONAMENTO E MODERNIZAÇÃO DE REDES DE REGA EM PRESSÃO OPERANDO A PEDIDO
Maria do Rosário da Conceição Cameira |
Instituto Superior de Agronomia | ||
Agregação | Innovative packaging strategies: a path to lowering food loss and environmental impact
Vítor Manuel Delgado Alves |
Instituto Superior de Agronomia | ||
Agregação | Defeito Cognitivo Vascular
Ana Isabel Figueira Verdelho |
Faculdade de Medicina | ||
Agregação | Aprendizagem Social e Emocional: Uma abordagem à promoção da saúde mental e do bem-estar
Maria Alexandra Penedo Marques Pinto |
Faculdade de Psicologia | ||
Agregação | VOICES THROUGH TIME: A LIFESPAN PERSPECTIVE OF EMOTION IN VOICE PERCEPTION
Ana Patrícia Teixeira Pinheiro |
Faculdade de Psicologia | ||
Agregação | The quantum geometry of electrons in crystals, and its manifestations in optics and transport
Ivo Nuno Saldanha do Rosário e Souza |
Instituto Superior Técnico | ||
Agregação | A tradição antiga sobre ginecologia no tratado A Medicina completa das mulheres de Rodrigo de Castro Lusitano
Cristina Maria do Nascimento Guerra dos Santos Pinheiro |
Faculdade de Letras | ||
Agregação | Beyond the Binary: Gender in Contemporary Performances of Shakespeare
Francesca Clare Rayner |
Faculdade de Letras | ||
Agregação | Uma Genealogia do Pensamento Estratégico
António Paulo David Silva Duarte |
Faculdade de Letras | ||
Agregação | POBREZA INFANTIL: ABORDAGENS DE AVALIAÇÃO. FACES DISTINTAS DO MESMO PROBLEMA?
Amélia Cristina Marçal Alves Bastos |
Instituto Superior de Economia e Gestão | ||
Agregação | Reflexões para a história da Imagem na época do seu uso crítico
Fernando Paulo Leitão Simões Rosa Dias |
Faculdade de Belas-Artes | ||
Agregação | O setting terapêutico: a consulta revisitada
Maria do Rosário de Fátima Martins Dias |
Faculdade de Psicologia | ||
Agregação | Mia Couto: onde restar o homem sobrevive o sonho e a esperança
Lola Geraldes Xavier |
Faculdade de Letras | ||
Agregação | “Tissue resident memory T cells”
Marc Veldhoen |
Faculdade de Medicina | ||
Agregação | Tissue resident memory T cells
Marc Veldhoen |
Faculdade de Medicina |