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M50 - Cursos

M50 - Cursos

No âmbito do Programa M50, promovemos cursos com vocação científica, técnica e cultural em torno de temáticas enraizadas nas áreas do saber das escolas da ULisboa. Com o intuito de promover e reciclar conhecimentos, os cursos são concebidos e orientados por docentes e investigadores da ULisboa.

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Entender o Mundo no Séc. XXI

A partir do ano letivo 2022-2023, o Programa M50 contará com o curso Entender o Mundo no Séc. XXI ancorado nos Grandes Temas das Ciências Sociais, Ciências da Saúde, Artes e Humanidades e Ciências e Tecnologia.

Fomentando a interdisciplinaridade, em cada semestre terá lugar um Grande Tema, abordado a partir de diferentes áreas de saber, contando com o contributo de várias Escolas da ULisboa.

Entender o Mundo no Séc. XXI

 

Semestre

Temática

 

I
(Outubro - Fevereiro)

 

Grandes Temas das Ciências Sociais

 

II
(Março - Junho)

 

Grandes Temas das Ciências da Saúde

 

III

 

Grandes Temas das Artes e Humanidades

 

IV

 

Grandes temas das Ciências e Tecnologia

 

Modalidade: Presencial.

Calendarização e Duração: 2x por semana. Total de 60 horas por semestre.

Horário: A divulgar brevemente.

Regime de Avaliação: a frequência do curso não pressupõe avaliação.

Taxa de Candidatura: 10€, não reembolsáveis, pagos no ato de candidatura.

Taxa de Matrícula: 140€ por semestre.

Candidaturas: A divulgar brevemente.

Programa: A divulgar brevemente.

 

Educação e Matura Idade

Há um ‘sem limite’ na pessoa humana e há uma imprevisibilidade na Educação. Matura Idade contém sabedoria, responsabilidade, liberdade, autonomia. Apela à força de viver: “Que dúvida. Que dívida. Que dádiva./ Que duvidávida afinal a vida.” David Mourão-Ferreira. In Matura Idade.

Tomando como referência a dialéctica do sujeito com o social e o institucional, e como quadro o educacional em contextos de Matura Idade, este curso será um lugar de debate sobre Educação, enquanto fenómeno global e universal, e como processo de identidade, reconhecimento, participação, inventividade, transformação, nas diferentes idades do humano e na intergeracionalidade.

Organização: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa

Programa


Entender o Mundo no Séc. XXI: Desenvolvimento Sustentável

Considerando o dilema que a Humanidade enfrenta, mudar ou perecer, aborda-se o desenvolvimento sustentável, como a resposta que se impõe, em perspetivas transdisciplinares que vão da gestão dos recursos naturais, da cadeia alimentar, da proteção da vida terrestre, da degradação ambiental à gestão das organizações.

Organização: Faculdades de Arquitetura (FA), Ciências (FC) e Medicina Veterinária (FMV), Instituto de Geografia e Ordenamento do Território (IGOT), Instituto Superior de Agronomia (ISA), Instituto Superior Técnico (IST) e Instituto Superior de Economia e Gestão (ISEG).

Programa


Entender o Mundo no Século XXI: Cidades Verdes. Cidades Sustentáveis (2ª edição do curso livre)

A cidade é um imenso caleidoscópio de interculturalidades e sociabilidades e uma enorme força irradiadora e transformadora dos territórios. Mas a cidade também enfrenta um vasto e permanente espectro de desafios, sendo reconhecida a necessidade de sensibilizar para uma relação sociedade-ambiente mais sustentável.

Resultando de uma organização conjunta das Faculdades de Arquitetura, Ciências e Medicina Veterinária, do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território, do Instituto Superior Técnico e do Instituto Superior de Agronomia, o curso procura promover um ponto de vista crítico, através de uma abordagem pluridisciplinar, fornecendo informação útil sobre como contribuir para a mudança.

Aos participantes que tiverem atendido 75% da carga horária total do curso, será emitido um certificado de frequência. Àqueles que tiverem completado 180 horas de formação e que tiverem obtido aprovação num trabalho final sobre uma temática relacionada com as matérias lecionadas, orientado por um docente de uma das escolas responsáveis pelo curso, será emitido um diploma de conclusão do curso.

Programa


Pilares para uma Vida Ativa e saudável 

A promoção de uma vida ativa e saudável passa pela educação e formação ao longo do ciclo de vida com enfoque na promoção de competências e estilos de vida que contribuam para o bem-estar físico, psicológico e social.

A autorregulação psicológica e a atividade física regulares a par da alimentação equilibrada são considerados comportamentos prioritários para a promoção da saúde e prevenção de doenças crónicas não transmissíveis.

O Curso “Pilares para uma Vida Ativa e Saudável”, pretende capacitar os Seniores em diferentes áreas do conhecimento, nomeadamente, nas áreas de atividade física e exercício físico, da autorregulação psicológica e da alimentação de forma a tornarem-se agentes de mudança da sua própria vida, mas também dos seus ascendentes e descendentes, numa perspetiva preventiva e terapêutica.

O curso resulta de uma organização conjunta da Faculdade de Motricidade Humana e da Faculdade de Psicologia, envolvendo, ainda, a colaboração da Faculdade de Medicina e da Faculdade de Medicina Dentária. Compreende cerca de 64 horas de aulas/atividades repartidas por três módulos:

I - Saúde Psicológica ao Longo da Vida

II - Funções Orgânicas e Saúde

III - Estilo de Vida Ativo e Saudável

Programa

Destinatários: Prioritariamente, candidatos com idade superior a 50 anos, com formação mínima correspondente ao Ensino secundário ou equivalente.

Número de vagas: 40


Entender o Mundo no Séc. XXI

O curso Entender o Mundo no Século XXI foi, em 2015, preparado por um grupo de professores da Faculdade de Ciências, maioritariamente seniores, que dedicaram toda a sua vida profissional ao prazer da investigação e do ensino, em áreas do conhecimento muito variadas.

Tal como na 1ª edição (1º semestre de 2015/2016), neste segundo passeio pela ciência (2º semestre de 2018/2019), o objetivo mantém-se: conversar e pensar sobre o que nos espera na aurora do terceiro milénio. As discussões envolverão uma variedade de temas científicos – matemática, física, biofísica, geofísica, química, bioquímica, biologia, geologia, estatística, informática.

A apresentação dos vários tópicos, para além de incluir momentos expositivos, será organizada de modo a promover o diálogo entre formandos e formadores. Espera-se que este curso contribua para fomentar o gosto e a curiosidade científica dos alunos, independentemente do seu nível de conhecimento das matérias versadas e experiência profissional e, em última instância, os motive para uma descoberta crítica do Mundo e do Saber.


As Grandes Batalhas que moldaram a História da Humanidade

Este curso, no âmbito da História Militar, pretende, em sucessão cronológica, e de forma modular, apresentar e desenvolver os múltiplos aspetos relacionados com as dinâmicas da guerra no contexto da História Universal, a evolução dos sistemas militares, os diferentes modelos táticos, estratégicos e tecnológicos postos em ação a partir de um conjunto selecionado de batalhas navais, terrestres e aéreas do Mundo Antigo à Segunda Guerra Mundial.

Os docentes do curso são especialistas em História Militar e investigadores do Centro de História da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, integrados no Grupo de Investigação em História Militar, a que se juntam professores da Escola Naval, Academia Militar, Força Aérea e outros especialistas, e que pretendem oferecer aos interessados uma visão ampla e acessível de algumas das mais notáveis batalhas da História da Humanidade. O Curso apresenta-se organizado em três módulos diferenciados, mas relacionáveis entre si.


Governação, Política(s) e Cidadania na Século XXI

O curso tem como principal objetivo transmitir conhecimento assente no quadro teórico e metodológico interdisciplinar das ciências sociais e políticas e estimular o debate e reflexão crítica sobre um conjunto de problemas e desafios que se colocam à governação, políticas públicas e cidadania no século XXI.


Pilares para uma Vida Ativa e Saudável

O curso teve como principal objetivo transmitir conhecimentos nas áreas do desenvolvimento Pessoal e Social, Saúde e Qualidade de Vida e Atividade Física e Exercício. O curso foi constituído por 4 módulos:

I. Qualidade de Vida e Desenvolvimento Pessoal e Social ao Longo da Vida
II. Funções Orgânicas e Saúde
III. Estilo de Vida Ativo
IV.  Alimentação Saudável


Curso "O mundo atual num enquadramento económico-financeiro"

O curso tem como principal objetivo transmitir conhecimentos nas áreas de Economia, Gestão e Finanças refletindo sobre temáticas do mundo atual. O curso é constituído por 3 módulos:
 


Curso “Entre a Guerra e a Paz”


O curso “Entre a Guerra e a Paz” visa promover uma reflexão e análise em torno de cinco períodos da história, desde a pré-história às atuais missões de paz. A cargo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o curso conta com a colaboração de especialistas de outras instituições.


Curso "A Ciência e a Tecnologia no Século XXI - Uma visão integrada"

O Curso “A Ciência e a Tecnologia no século XXI – Uma visão integrada” visa cumprir uma das vocações de uma Escola de Engenharia, Ciência e Tecnologia de excelência como é o Técnico Lisboa, a divulgação da Ciência e do Conhecimento Tecnológico. Este é um curso desenhado para todos aqueles tenham uma apetência natural pela formação contínua numa perspectiva de enriquecimento intelectual permanente, enquadrando os desenvolvimentos recentes em várias áreas científicas com enorme impacto na nossa vida.
 


Curso "Entender o Mundo no Século XXI"

Que fazia Deus antes de criar o Mundo? Perguntava Santo Agostinho no século V. E respondia: “não houve tempo nenhum em que não fizésseis alguma coisa, pois fazíeis o próprio tempo”. É curioso que a cosmologia moderna, baseada na teoria do “big bang”, dá essencialmente a mesma resposta: o universo começou como uma singularidade do espaço-tempo.

Inserido no Programa de Formação Universitária para Seniores da UL, o curso “Entender o Mundo no Século XXI” foi preparado por um grupo de professores da Faculdade de Ciências, maioritariamente seniores, os quais dedicaram toda a sua vida profissional ao prazer da investigação e do ensino, em áreas do conhecimento muito variadas - física, química, biologia, geologia e estatística.

Neste passeio pela ciência, o objetivo é conversar e pensar sobre o que nos espera, a nós, humanos, na aurora do terceiro milénio. Serão abordadas questões que se relacionam com o futuro da nossa espécie, a única capaz de compreender o mundo que a cerca, modificá-lo em seu proveito e, até mesmo, destruí-lo, com os conceitos de espaço e de tempo absoluto e relativo, com a origem da Terra e da vida, e de como a Estatística mudou o mundo ou não conseguiu, entre outros temas.

A apresentação dos vários tópicos, para além de incluir um momento expositivo, será organizada de modo a promover o diálogo entre formandos e formadores. Espera-se que este curso contribua para fomentar o gosto e a curiosidade científica dos alunos, independentemente do seu nível de conhecimento das matérias versadas e experiência profissional e, em última instância, os concite para uma descoberta crítica do Mundo e do Saber.
 


Curso livre "Ciência, Tecnologia e Cidadania"

Em conformidade com os objetivos genéricos do Programa de Formação Universitária para Seniores, o curso “Ciência, Tecnologia e Cidadania”, pelo seu caráter transdisciplinar, não se assume como uma reciclagem profissional, mas, pelo contrário, como uma meta de aprendizagem noutros domínios científicos, tecnológicos e culturais que habilitem os seus  alunos a empreender uma nova atividade, complementar ou mesmo distinta da sua vida profissional, em que possam continuar a sentir-se ativos e úteis à sociedade que os rodeia.

Destinatários: Prioritariamente, candidatos com idade superior a 50 anos, com formação mínima correspondente ao Ensino Secundário ou equivalente.


Curso livre "Caminhos da História"

Refletir sobre o presente implica também conhecer as raízes e os percursos da História, nos mais diversos campos e perspetivas de estudo. Um conjunto de abordagens temáticas analisa os Caminhos da História no âmbito da ciência, das humanidades, da economia.

Destinatários: Prioritariamente, candidatos com idade superior a 50 anos, com formação mínima correspondente ao ensino secundário.