Passar para o conteúdo principal
ULTRA - Universidade de Lisboa na Transformação e Reformulação das Aprendizagens

ULTRA - Universidade de Lisboa na Transformação e Reformulação das Aprendizagens

Segundo uma investigação de Freeman, S. et al. (2014) sobre metodologias ativas no ensino da ciência, a probabilidade de insucesso académico no ensino expositivo é 1,5 vezes superior ao que se tem num ambiente ativo de aprendizagem.

Como apoiar um docente na implementação de metodologias com as quais, regra geral, nunca teve contacto anterior, por ter feito todo o seu percurso académico com aulas expositivas? 

O Programa ULTRA surge precisamente com o objetivo de apoiar um número significativo de docentes das diferentes escolas da ULisboa, ao longo de um semestre letivo, na estruturação e implementação de metodologias ativas, garantindo suporte ao longo de todo o processo.

Este Programa destina-se a todos os docentes da ULisboa. Tem início com um seminário aberto a toda a comunidade académica e a cargo de um especialista internacional, a que se segue um conjunto de seis oficinas ativas onde serão abordadas práticas baseadas em evidências científicas e apresentados autores e estudos pertinentes.

As oficinas ativas estão divididas em temáticas que trabalham progressivamente a implementação de metodologias ativas:

  1. Planificação de momentos ativos; 
  2. Construção de “materiais ativos”;
  3. Atividades individuais: Plataformas e estratégias;
  4. Implementação de momentos ativos: Desafios e Boas práticas.

O Programa contará com:

  1. Sessões Síncronas Ativas: serão abordados os conceitos e procedimentos essenciais, utilizando metodologias ativas e promovendo a participação ativa dos docentes no processo de aprendizagem.
  2. Sessões Assíncronas: os docentes terão em mãos a preparação de metodologias ativas adaptadas às Unidades Curriculares por que são responsáveis, realizando tarefas autónomas com apoio de vídeos passo-a-passo. Trata-se de uma abordagem autónoma que visa a personalização das estratégias pedagógicas
  3. Sessões Síncronas de Follow-up: o grupo formativo terá feedback sobre os trabalhos autónomos desenvolvidos. Pretende-se assegurar a eficaz integração das estratégias pedagógicas trabalhadas e a promoção de melhoria e maior segurança nas metodologias ativas implementadas.

O compromisso do programa reside na promoção de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes, visando a promoção da excelência pedagógica na Universidade de Lisboa

O Programa ULTRA é gratuito e financiado pela DGES, através do Projeto de Promoção do Sucesso e Redução do Abandono no Ensino Superior.

Inscrições no Programa ULTRA

Inscrições no Programa ULTRA para o 1.º semestre de 2024/2025: Inscrição

Calendarização

  Grupo A Grupo B Grupo C
Oficina Síncrona de Planificação de Momentos Ativos 14 outubro

10h-12h
16 outubro

10h-12h
18 outubro

10h-12h
Oficinas Assíncronas de Planificação de Momentos Ativos    
Oficina Síncrona de Construção de Materiais Ativos 11 novembro

10h-12h
13 novembro

10h-12h
15 novembro

10h-12h
Oficinas Assíncronas: Construção de Materiais Ativos    
Oficina Síncrona Atividade individuais: Plataformas e estratégias 09 dezembro

10h-12h
11 dezembro

10h-12h
13 dezembro

10h-12h
Oficinas Assíncronas de Atividade Individuais: Plataformas e Estratégias    
Oficina Síncrona de Atividades Colaborativas: Plataformas e Estratégias 06 de janeiro

10h-12h
08 janeiro

10h-12h
10 janeiro

10h-12h
Oficinas Assíncronas de Atividade Colaborativas: Plataformas e Estratégias  
Oficina Síncrona de Implementação de Momentos Ativos 03 de fevereiro

10h-12h
05 fevereiro

10h-12h
07 fevereiro

10h-12h
Oficinas Assíncronas de Implementação de Momentos Ativos: Desafios e Boas práticas  
Oficina Síncrona de Reflexões & Próximos Passos 10 de fevereiro

10h-12h
12 fevereiro

10h-12h
14 fevereiro

10h-12h

Mais informações

As seis Sessões Síncronas totalizam 12 horas e, para emissão de certificado, será necessária a presença ativa em, pelo menos, 75% dessas horas, ou seja, 9 horas. As tarefas assíncronas serão de 5 horas no total e, para emissão de certificado, será necessária a realização de, pelo menos, 4 horas.

Sofia Sá, Psicóloga Educacional, iniciou a sua atividade de formação há 20 anos e é presentemente formadora e consultora pedagógica freelancer em diversas universidades e institutos politécnicos portugueses. É certificada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC) e pelo IEFP (CCP).

Foi professora auxiliar convidada a tempo integral, entre 2018 e 2022, no Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa, onde concebeu e lecionou duas Unidades Curriculares de Competências Comunicacionais no Mestrado de Engenharia Informática. Foi docente excelente em todos os 8 semestres - prémio Excellent Teaching – e no ano letivo 2018/2019 foi-lhe atribuído o Outstanding Teaching Award, entregue anualmente ao docente de todos os mestrados com os melhores resultados pedagógicos.

Especialista em Pedagogia Universitária, foi convidada por Richard Felder para integrar a equipa de oradores dos Brent-Felder Webinar Series, organizados pela Federação Internacional de Sociedades de Educação em Engenharia - IFEES. Atualmente desenvolve formação, consultoria e investigação na área da implementação de metodologias ativas no Ensino Superior.

Departamento Académico
Núcleo de Formação ao Longo da Vida

E-mail

Departamento Académico - Núcleo de Formação ao Longo da Vida
Reitoria da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade, 1649-004 Lisboa
Tel.: 210 170 117/118 | Ext.: 519 117 / 519 123
E-mail: formacaodocentes@reitoria.ulisboa.pt 
Horário de Atendimento

Testemunhos

Imagem
Mulher
Anna Volossovitch

Inscrevi-me no curso porque senti que as aulas expositivas deixaram de ser apelativas para os estudantes e que seria necessário implementar outras formas de lecionar, mais atraentes e eficazes.

A experiência foi muito gratificante. O curso permitiu-me conhecer novas ferramentas de ensino ativo e aprofundar o domínio das que já utilizava, além de obrigar-me a repensar o planeamento e a organização das minhas aulas. O formato interativo do curso e o seu foco na aquisição de competências práticas permitiu-me aplicar imediatamente o que estava a aprender. A reação dos estudantes foi muito positiva.

O planeamento detalhado das sessões e as instruções claras e prescritivas da Sofia merecem um destaque particular. O ambiente de aprendizagem foi muito estimulante e acolhedor. Todos os participantes puderam contar com a permanente disponibilidade da Sofia para esclarecimento de dúvidas e o seu feedback construtivo, o que nos proporcionou um excelente exemplo de boa docência.

Recomendo vivamente o curso ULTRA a todos os Docentes do Ensino Universitário e gostaria de voltar a participar nas edições seguintes do curso. Espero que a Universidade de Lisboa consiga organizar este curso de forma regular.

Fábio Vila Nova

Participei no Programa ULTRA para aprimorar minhas práticas pedagógicas no ensino superior e explorar novas metodologias ativas. A experiência foi enriquecedora, especialmente pelas dinâmicas conduzidas pela formadora e pela excelente organização das sessões pela Reitoria. Aprendi sobre novas estratégias e metodologias de ensino, que já implementei em sala de aula, resultando em maior envolvimento e participação dos estudantes. Recomendo vivamente o curso a outros docentes da ULisboa pela sua relevância e impacto positivo na prática docente.

Imagem
Homem
Imagem
Mulher
Marisa  Quaresma dos Reis

O meu objetivo quando me inscrevi na formação ULTRA foi o de reciclar competências pedagógicas e aprender novas metodologias de ensino que combatessem a grande desmotivação que sentia entre os estudantes, desde 2020, causada, parece-me, pelos períodos de confinamento obrigatório e pela substituição de aulas presenciais pelas online. O programa da formação, bem como a nossa incrível formadora, completamente proficiente nas matérias e com uma eficácia muito motivadora, superaram toda e qualquer expectativa que eu tivesse. As sessões foram dinâmicas, constituíram sempre uma novidade ou inovação ao conhecimento que já detinha. Os conteúdos foram transmitidos de forma altamente organizada, o que facilitou, quer a sua compreensão, quer a sua aplicação prática. Ajudou-me também a perder alguns preconceitos que tinha relativamente ao recurso a ferramentas digitais em sala de aula, bem como a conciliar os benefícios das metodologias ativas com o método expositivo. Recomendo vivamente esta formação aos colegas e agradeço a oportunidade de me tornar numa docente mais adaptada às gerações dos alunos de hoje. Implementei as aprendizagens ao longo do ano letivo com excelente retorno por parte dos estudantes.