Passar para o conteúdo principal
Mulher a escrever em quadro branco

Formação Pedagógica para Docentes em Início de Carreira

Os docentes em início de carreira enfrentam inúmeros desafios. Desde logo, o seu papel enquanto docente do Ensino Superior, a que se sucede um conjunto de dúvidas em torno da prática pedagógica. Trata-se de uma fase acompanhada por alguma insegurança, incerteza e, não raro, alguma ansiedade. Na maioria dos casos, o docente não tem conhecimentos pedagógicos que o preparem para enfrentar os desafios do ensino. A falta de experiência em sala de aula é uma realidade sentida por muitos.

Ciente destes desafios, e numa tentativa de lhes dar resposta, a Reitoria da ULisboa lançou, em setembro de 2022, um programa destinado a docentes e investigadores pertencentes às escolas da ULisboa e com pouca experiência docente. A iniciativa faz parte de um plano de desenvolvimento pedagógico que se pretende implementar na ULisboa e que integra a estratégia institucional.  

O Programa para Docentes em Início de Carreira assenta em 4 pilares para o Ensino - Planear, Envolver, Transmitir e Avaliar - e procura promover o início de carreira docente com mais confiança, conhecimentos relevantes e, acima de tudo, estratégias e boas práticas comprovadas pela investigação em pedagogia universitária. É seu intuito facilitar a adopção de metodologias ativas por parte dos novos docentes, modelando, em contexto formativo, um ambiente ativo de ensino aprendizagem, centrado nos formandos e com recurso a diversas metodologias ativas e tecnologias educativas, promotoras de momentos interativos com o grupo.