Cursos

Cursos

Cursos

A oferta formativa da Universidade de Lisboa (ULisboa) distingue-se pela qualidade e pela abrangência, em diversas áreas do saber.

Os cursos da ULisboa são aliciantes, afirmam talentos, impulsionam o sucesso e promovem a inserção no mercado de trabalho.

No ensino universitário, são conferidos os graus académicos de licenciado, mestre e doutor.

 

No ensino universitário, o ciclo de estudos conducente ao grau de licenciado corresponde a um conjunto organizado de unidades curriculares, com 180 a 240 créditos ECTS e uma duração normal compreendida entre seis e oito semestres curriculares de trabalho dos estudantes.

O grau é conferido aos que, através da aprovação em todas as unidades curriculares, obtenham o número de créditos fixado.

O grau de licenciado corresponde ao nível 6 do QNQ e do QEQ.

Ao grau de licenciado é atribuída uma classificação final expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20, correspondente à média aritmética ponderada das classificações obtidas nas unidades curriculares, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações.

A frequência de ciclos de estudos da ULisboa está sujeita ao pagamento de uma taxa de frequência designada por propina. [nota: inserir, na palavra “propina”, um link para a página das propinas].

Licenciaturas da ULisboa

Ciclo de estudos de formação inicial ministrado apenas no ensino universitário, com 300 a 360 créditos ECTS e uma duração normal compreendida entre 10 e 12 semestres.

É conferido o grau de mestre aos que tenham obtido o número de créditos fixado, através da aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do ciclo de estudos integrado de mestrado e da aprovação no ato público de defesa da dissertação, do trabalho de projeto ou do relatório de estágio.

Neste ciclo de estudos é também conferido o grau de licenciado aos que tenham realizado os 180 créditos ECTS correspondentes aos primeiros seis semestres curriculares de trabalho.

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ e do QEQ

Ao grau de mestre é atribuída uma classificação final expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações.

A frequência de ciclos de estudos da ULisboa está sujeita ao pagamento de uma taxa de frequência designada por propina. [nota: inserir, na palavra “propina”, um link para a página das propinas].

Mestrados Integrados da ULisboa

O ciclo de estudos conducente ao grau de mestre tem, normalmente, 90 a 120 créditos e uma duração normal compreendida entre três e quatro semestres curriculares de trabalho dos estudantes. 

Excecionalmente, pode ter 60 créditos e uma duração normal de dois semestres curriculares de trabalho, em consequência de uma prática estável e consolidada internacionalmente nessa especialidade.

No ensino universitário, o mestrado deve assegurar que o estudante adquira uma especialização de natureza académica com recurso à atividade de investigação, de inovação ou de aprofundamento de competências profissionais.

A obtenção do grau de mestre pode ainda habilitar ao acesso a profissões sujeitas a requisitos especiais de reconhecimento, nos termos legais e institucionais previstos para o efeito.

É conferido o grau de mestre aos que tenham obtido o número de créditos fixado, através da aprovação em todas as unidades curriculares que integram o plano de estudos do ciclo de estudos de mestrado e da aprovação no ato público de defesa da dissertação, do trabalho de projeto ou do relatório de estágio.

Ao grau de mestre é atribuída uma classificação final expressa no intervalo 10-20 da escala numérica inteira de 0 a 20, bem como no seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações.

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ e do QEQ.

A frequência de ciclos de estudos da ULisboa está sujeita ao pagamento de uma taxa de frequência designada por propina. [nota: inserir, na palavra “propina”, um link para a página das propinas].

Mestrados da ULisboa

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor só existe no ensino superior universitário e visa, essencialmente, a aprendizagem orientada da prática de investigação de alto nível, podendo, também, integrar a realização de unidades curriculares dirigidas à formação para a investigação.

Habitualmente, os ciclos de estudos conducentes ao grau de Doutor têm 180 a 240 créditos, correspondentes a uma duração normal compreendida entre seis e oito semestres curriculares. No entanto, a legislação portuguesa não estabelece limites mínimos nem máximos para o doutoramento.

O grau de doutor é conferido num ramo do conhecimento ou numa sua especialidade, se tiver.

O ciclo de estudos conducente ao grau de doutor integra a elaboração de uma tese original especialmente elaborada para este fim, adequada à natureza do ramo de conhecimento / especialidade.

Em alternativa, em condições de exigência equivalentes, e tendo igualmente em consideração a natureza do ramo de conhecimento / especialidade, o doutoramento pode, nas condições previstas no regulamento de cada instituição de ensino superior, integrar:

a) a compilação, devidamente enquadrada, de um conjunto coerente e relevante de trabalhos de investigação, já objeto de publicação em revistas com comités de seleção de reconhecido mérito internacional; ou

b) no domínio das artes, por uma obra ou conjunto de obras ou realizações com caráter inovador, acompanhada de fundamentação escrita que explicite o processo de conceção e elaboração, a capacidade de investigação, e o seu enquadramento na evolução do conhecimento no domínio em que se insere.

É conferido o grau de doutor aos que tenham obtido o número de créditos fixado, através da aprovação nas unidades curriculares que eventualmente integrem o plano de estudos e da aprovação no ato público de defesa da tese de doutoramento ou dos trabalhos correspondentes.

O grau de doutor corresponde ao nível 8 do QNQ e do QEQ

A frequência de ciclos de estudos da ULisboa está sujeita ao pagamento de uma taxa de frequência designada por propina. [nota: inserir, na palavra “propina”, um link para propinas].

Doutoramentos da ULisboa

 

Provas de Doutoramento da ULisboa

Pode consultar as provas de doutoramento que estão marcadas nas páginas de cada Escola ou aqui. 

 

Título de Doutoramento Europeu

No âmbito da atribuição do grau de doutor é possível associar a atribuição do Título de Doutoramento Europeu. Pode consultar mais informação sobre este título na página respetiva.

 

Elaboração de Tese de Doutoramento em regime de Cotutela Internacional

A componente de elaboração da tese de doutoramento pode decorrer sob a tutela de duas instituições de ensino superior, mediante convénio assinado pelas Instituições de Ensino e pelo estudante. Pode consultar mais informação sobre as cotutelas de tese de doutoramento na página respetiva.