fbpx Palestra American Corner – Sekazi Kauze Mtingwa | ULisboa

Categoria de Eventos

Palestra American Corner – Sekazi Kauze Mtingwa

Palestra American Corner – Sekazi Kauze Mtingwa
29 de Novembro de 2023
09:30
Instituto Superior Técnico, Campus Alameda | Salão Nobre, Pavilhão Central

Palestra American Corner – Sekazi Kauze Mtingwa

No âmbito da parceria entre o Instituto Superior Técnico e a Embaixada dos EUA relativa ao programa “American Corners Portugal”, é promovida pelo American Corner@Técnico a palestra “The Road Towards an African Light Source”, com Sekazi Kauze Mtingwa, inserida no evento “PhD Open Days” 2023 do Instituto Superior Técnico.»

Share Palestra American Corner – Sekazi Kauze Mtingwa

Resumo:

"África é o único continente habitável sem uma fonte de luz síncrotron. Nesta apresentação, descreveremos a história do uso de fontes de luz síncrotron por investigadores africanos e o esforço de 20 anos para trazer uma instalação síncrotron multinacional para o continente africano. Iremos destacar dois grandes esforços. O primeiro é o LAAAMP (Lightsources for Africa, the Americas, Asia, Middle East, and Pacific), cujo objetivo é melhorar as fontes de luz avançadas e as ciências cristalográficas nos países em desenvolvimento. O segundo é o Relatório de Design Conceitual de Fontes de Luz Africanas. , que deverá ser concluído até setembro de 2023. Por fim, apresentaremos um relatório sobre novas iniciativas para trazer uma fonte multinacional de luz síncrotron para a região do Grande Caribe e para aprimorar a ciência síncrotron na Ásia Central."

Biografia do orador:

"Sekazi Kauze Mtingwa é sócio principal da TriSEED Consultants e juiz administrativo da Comissão Reguladora Nuclear dos EUA. É membro da American Physical Society (APS), da American Association for the Advancement of Science (AAAS) e da National Society of Black Physicists (NSBP).Nos EUA, foi co-fundador da NSBP e da Sociedade Nacional de Físicos Hispânicos, enquanto internacionalmente, foi co-fundador da African Light Source Foundation, da União dos Físicos dos Países de Língua Portuguesa, do African Laser Centre, da African Physical Society, da Julius Universidade Nyerere de Agricultura e Tecnologia na Tanzânia, Instituto Africano de Ciências Matemáticas em Gana,
Fontes de luz para África, Américas, Ásia, Médio Oriente e Pacífico (LAAAMP), X-TechLab no Benin e iniciativa Greater Caribbean Light Source.

Mtingwa desempenhou um papel importante no projeto e construção de sistemas aceleradores no Fermilab usados para descobrir o quark top. É co-chair do Prêmio Robert R. Wilson de 2017 da APS por Realização em Física de Aceleradores de Partículas pela teoria do "espalhamento intrafeixe", que desempenhou um papel crucial na descoberta do quark top no Fermilab, partícula de Higgs no CERN, quark plasma de -gluon no Laboratório Nacional de Brookhaven e alcançando brilho ultra-alto na última geração de fontes de luz síncrotron. Mtingwa foi o primeiro afro-americano a receber o prémio APS, a sua mais alta categoria de honras.

Mtingwa recebeu o Prêmio de Serviço Distinto de 2015 da Sociedade Nuclear Americana por presidir um estudo de 2008 sobre as necessidades da força de trabalho nuclear do século 21, que levou o Departamento de Energia dos EUA a alocar 20% de seu orçamento de P&D do ciclo de combustível nuclear para programas universitários, economizando assim uma série de esses programas.

Por sua orientação de estudantes, Mtingwa recebeu o Prêmio Presidencial da Casa Branca dos EUA de 2017 por Excelência em Mentoria em Ciências, Matemática e Engenharia.

Mtingwa atua como presidente do InCREASE, com o objetivo de aumentar o acesso a laboratórios nacionais por instituições que atendem minorias, presidiu a Comissão C13 de Física para o Desenvolvimento da União Internacional de Física Pura e Aplicada, atua como co-presidente da Iniciativa de Fonte de Luz do Grande Caribe, e atuou como Vice-Presidente Fundador da African Light Source Foundation, para a qual atua como Editor-Chefe do Relatório de Projeto Conceitual da instalação."

Mais informações.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER