fbpx M50 - Formação Universitária | ULisboa

M50 - Formação Universitária

M50 - Formação Universitária

O Programa de Formação Universitária para Maiores de 50 da ULisboa, destinado a maiores de 50 anos, pretende acrescentar ao tradicional papel da Universidade de ensino e formação dos mais jovens uma nova missão, não menos importante, que naturalmente complementa o serviço público que lhe cabe prestar à Sociedade.

Share M50 - Formação Universitária

A sua criação teve presente o facto de o aumento da esperança de vida e a diminuição considerável da natalidade imporem uma alteração significativa na pirâmide etária da população portuguesa, sendo expectável que os maiores de 50 anos venham a desempenhar um papel fundamental na sociedade, nomeadamente na Ciência, Tecnologia, Saúde e na participação política e cívica.

À Universidade compete, portanto, estar atenta a esta realidade e assegurar a pessoas desta faixa etária programas formativos que as habilitem a compreender e a adaptar-se às novas realidades da sociedade de hoje, associando-se à premência da formação ao longo da vida e do envelhecimento ativo.

Nos últimos 10 anos, o Programa tem vindo a oferecer um conjunto de cursos com uma vocação científica, técnica e cultural, concebidos e orientados por docentes da Universidade de Lisboa especificamente para a população sénior.

A par dos Cursos, a Universidade de Lisboa organiza também Conferências em temas atuais. Aumentando a nossa oferta formativa, lançámos em 2019 os Percursos, através da frequência de unidades curriculares que integram alguns ciclos de estudo da ULisboa. Com esta nova iniciativa, cumpre-se mais um dos objetivos do Programa: O encontro intergeracional.

São objetivos do Programa M50:

  • Proporcionar aquisição de novos saberes em meio universitário através de um programa com vocação científica, técnica e cultural;
  • Promover o desenvolvimento pessoal e interpessoal dos M50, permitindo-lhes também definir e descobrir novos percursos de vida;
  • Aproveitar ativamente as formações e experiências prévias dos formandos, utilizando métodos pedagógicos que os coloquem na posição de cocriadores coletivos das suas aprendizagens;
  • Proporcionar um espaço científico, social e cultural aberto ao confronto de ideias e a contactos intergeracionais;
  • Incentivar a prossecução de estudos.

Destinatários: Maiores de 50 anos, preferencialmente com o ensino secundário completo.

História Cronológica do Programa M50

 

Mais informações
Departamento Académico
Núcleo de Formação ao Longo da Vida
Reitoria da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade|1649-004 Lisboa

Tel.: 210 170 117/217 967 624 | Ext.:19118
E-mail: m50@reitoria.ulisboa.pt