Formação Universitária para Seniores

Formação Universitária para Seniores

O Programa de Formação Universitária para Seniores da Universidade de Lisboa pretende acrescentar ao tradicional papel da Universidade de ensino e formação dos mais jovens uma nova missão, não menos importante, que naturalmente complementa o serviço público que lhe cabe prestar à Sociedade.

No âmbito do programa, são promovidos cursos livres em áreas de conhecimento variadas. A cargo de docentes da Universidade de Lisboa que têm vindo a dedicar a sua vida profissional ao prazer da investigação e do ensino, os cursos destinam-se prioritariamente a indivíduos com idade superior a 50 anos e formação mínima correspondente ao Ensino Secundário ou equivalente.

Aos participantes que tiverem atendido 75% da carga horária total do curso, será emitido um certificado de frequência. Àqueles que tiverem completado 180 horas de formação e que tiverem obtido aprovação num trabalho final sobre uma temática relacionada com as matérias lecionadas, orientado por um docente da Universidade de Lisboa, será emitido um diploma de conclusão do curso.


Neste contexto, são objetivos do Programa:

- Oferecer uma modalidade educativa inovadora inspirada nas ideias e nas práticas inerentes aos modelos da formação ao longo da vida e do envelhecimento ativo, através do desenvolvimento de programas com uma vocação científica, técnica e cultural, concebidos e orientados especificamente para a população sénior;
- Promover a integração social e cultural dos estudantes seniores, contribuindo, não apenas para o seu desenvolvimento pessoal e interpessoal, permitindo-lhes também definir e descobrir novos percursos de vida depois da sua aposentação, por exemplo através da sua intervenção em ações de voluntariado;
- Aproveitar ativamente as formações e experiências prévias dos formandos, utilizando métodos pedagógicos que os coloquem na posição de cocriadores coletivos das suas aprendizagens e dinamizem o seu trabalho em grupos, quer presenciais, quer através de ligação por computador.

Programa de Formação Universitária para Seniores

 

O curso tem como principal objetivo transmitir conhecimentos nas áreas do Desenvolvimento Pessoal e Social, Saúde e Qualidade de Vida e Atividade Física e Exercício. O curso é constituído por 4 módulos:

I – Qualidade de Vida e Desenvolvimento Pessoal e Social ao Longo da Vida

II – Funções Orgânicas e Saúde

III – Estilo de Vida Ativo

IV – Alimentação Saudável”

Os conteúdos a abordar são de interesse dos próprios participantes, assim como dos seus ascendentes e descendentes.

Calendário: O curso decorrerá entre 10 de outubro e 1 de fevereiro de 2018, às terças e quintas, das 17h00 às 19h00 horas, no Anfiteatro I da Cantina Velha da Universidade de Lisboa.

Programa (Provisório)

Destinatários: Prioritariamente, candidatos com idade superior a 50 anos, com formação mínima correspondente ao Ensino Secundário ou equivalente.

Candidaturas Encerradas

Vagas: 60

Custo: 150 €, pago no ato de inscrição

Curso "O mundo atual num enquadramento económico-financeiro"

O curso tem como principal objetivo transmitir conhecimentos nas áreas de Economia, Gestão e Finanças refletindo sobre temáticas do mundo atual. O curso é constituído por 3 módulos:
 

Curso “Entre a Guerra e a Paz”

O curso “Entre a Guerra e a Paz” visa promover uma reflexão e análise em torno de cinco períodos da história, desde a pré-história às atuais missões de paz. A cargo da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, o curso conta com a colaboração de especialistas de outras instituições.

Programa e Calendarização

Curso "A Ciência e a Tecnologia no Século XXI - Uma visão integrada"

O Curso “A Ciência e a Tecnologia no século XXI – Uma visão integrada” visa cumprir uma das vocações de uma Escola de Engenharia, Ciência e Tecnologia de excelência como é o Técnico Lisboa, a divulgação da Ciência e do Conhecimento Tecnológico. Este é um curso desenhado para todos aqueles tenham uma apetência natural pela formação contínua numa perspectiva de enriquecimento intelectual permanente, enquadrando os desenvolvimentos recentes em várias áreas científicas com enorme impacto na nossa vida.

Programa
Resumo e Sinopses

Curso "Entender o Mundo no Século XXI"

Que fazia Deus antes de criar o Mundo? Perguntava Santo Agostinho no século V. E respondia: “não houve tempo nenhum em que não fizésseis alguma coisa, pois fazíeis o próprio tempo”. É curioso que a cosmologia moderna, baseada na teoria do “big bang”, dá essencialmente a mesma resposta: o universo começou como uma singularidade do espaço-tempo.

Inserido no Programa de Formação Universitária para Seniores da UL, o curso “Entender o Mundo no Século XXI” foi preparado por um grupo de professores da Faculdade de Ciências, maioritariamente seniores, os quais dedicaram toda a sua vida profissional ao prazer da investigação e do ensino, em áreas do conhecimento muito variadas - física, química, biologia, geologia e estatística.

Neste passeio pela ciência, o objetivo é conversar e pensar sobre o que nos espera, a nós, humanos, na aurora do terceiro milénio. Serão abordadas questões que se relacionam com o futuro da nossa espécie, a única capaz de compreender o mundo que a cerca, modificá-lo em seu proveito e, até mesmo, destruí-lo, com os conceitos de espaço e de tempo absoluto e relativo, com a origem da Terra e da vida, e de como a Estatística mudou o mundo ou não conseguiu, entre outros temas.

A apresentação dos vários tópicos, para além de incluir um momento expositivo, será organizada de modo a promover o diálogo entre formandos e formadores. Espera-se que este curso contribua para fomentar o gosto e a curiosidade científica dos alunos, independentemente do seu nível de conhecimento das matérias versadas e experiência profissional e, em última instância, os concite para uma descoberta crítica do Mundo e do Saber.

Plano e Sinopses

Curso livre "Ciência, Tecnologia e Cidadania"

Em conformidade com os objetivos genéricos do Programa de Formação Universitária para Seniores, o curso “Ciência, Tecnologia e Cidadania”, pelo seu caráter transdisciplinar, não se assume como uma reciclagem profissional, mas, pelo contrário, como uma meta de aprendizagem noutros domínios científicos, tecnológicos e culturais que habilitem os seus  alunos a empreender uma nova atividade, complementar ou mesmo distinta da sua vida profissional, em que possam continuar a sentir-se ativos e úteis à sociedade que os rodeia.

Destinatários: Prioritariamente, candidatos com idade superior a 50 anos, com formação mínima correspondente ao Ensino Secundário ou equivalente.

Calendário e temáticas

Trabalhos finais apresentados e aprovados do curso livre Ciência, Tecnologia e Cidadania

Curso livre "Caminhos da História"

Refletir sobre o presente implica também conhecer as raízes e os percursos da História, nos mais diversos campos e perspetivas de estudo. Um conjunto de abordagens temáticas analisa os Caminhos da História no âmbito da ciência, das humanidades, da economia.

Destinatários: Prioritariamente, candidatos com idade superior a 50 anos, com formação mínima correspondente ao ensino secundário.

Calendário e temáticas

Mais informações
Núcleo de Formação ao Longo da Vida
Reitoria da Universidade de Lisboa
Alameda da Universidade|1649-004 Lisboa

Tel.: 210 170 117/217 967 624 | Ext.:19118
E-mail: seniores@ulisboa.pt