Escola de Verão RedeMAR ULisboa 2024 | Candidaturas de 8 a 31 de maio

Estão abertas as Candidaturas para a Escola de Verão RedeMAR ULisboa 2024: "Um Oceano: uma abordagem multidisciplinar aos desafios marinhos e costeiros", até 31 de maio.

Escola de Verão RedeMAR ULisboa 2024 | Candidaturas

Quais são os conceitos-chave para enfrentar os atuais desafios marinhos e costeiros?

Estes grandes desafios requerem não só investigação científica intensiva e competências analíticas excecionais, mas também as capacidades de empatia e autorreflexão que resultam do reconhecimento da pluralidade da experiência humana no tempo e no espaço. Como nos encontramos à beira de uma mudança radical, impulsionada por uma crise ecológica e social, quaisquer estratégias de implementação terão de abranger diferentes domínios do conhecimento e apelar à colaboração de múltiplos intervenientes.

Este objetivo pode ser alcançado através de uma abordagem transdisciplinar integrada da aprendizagem, do ensino e da tutoria, baseada em disciplinas individuais, mas com investigadores de diferentes domínios a trabalhar lado a lado num ambiente verdadeiramente dinâmico e sinérgico. Reunindo pessoas com diferentes especializações, a redeMAR ULisboa atua como instigadora, incubadora e integradora de ideias, conhecimentos e resolução criativa de problemas relacionados com os oceanos e as zonas costeiras a nível mundial.

A Escola de Verão RedeMAR ULisboa"Um Oceano: uma abordagem multidisciplinar aos desafios marinhos e costeiros", oferece, assim, um momento único para combinar os seus talentos com os recursos deste ambicioso grupo, numa experiência de partilha de ideias em Português, sobre os nossos possíveis futuros comuns e para contribuir para o desenvolvimento de soluções baseadas no conhecimento, visando enfrentar ameaças e criar oportunidades.

Desta forma, damos as boas-vindas aos estudantes de licenciatura e mestrado de ambos os contextos nacionais e internacionais do mundo lusófono que pretendam explorar os atuais desafios do nosso Oceano a partir de perspetivas tecnológicas, ecológicas, sociais, históricas e várias outras, independentemente da sua área de formação base.

O curso decorrerá entre os dias 17 e 21 de junho e terá o custo de 170€.

No final do curso, os alunos podem requerer o certificado de presença, com indicação das 30 horas de formação, em formato intensivo, equivalente a 3 ECTS.
Aos alunos que pretendam a atribuição de créditos, devem fazer o pedido de creditação junto da sua instituição de Ensino Superior.