fbpx iMed.ULisboa participa em estudo pioneiro sobre doença hepática | ULisboa

iMed.ULisboa participa em estudo pioneiro sobre doença hepática

 iMed.ULisboa participa em estudo pioneiro sobre doença hepática

iMed.ULisboa participa em estudo pioneiro sobre doença hepática

Share  iMed.ULisboa participa em estudo pioneiro sobre doença hepática

O Instituto de Investigação do Medicamento (iMed.ULisboa) da Faculdade de Farmácia (FF) da Universidade de Lisboa (ULisboa) participa no projeto pioneiro “Testing Marker Utility in Steatohepatitis” a cargo do consórcio europeu LITMUS.

Esta investigação visa desenvolver e testar novas metodologias de diagnóstico para doentes com fígado gordo não alcoólico (“Non-alcoholic Fatty Liver Disease” – NAFLD), com o objetivo de identificar aqueles que correm maior risco de desenvolver esteatohepatite e fibrose. O estudo pretende assim desenvolver, validar e qualificar melhores biomarcadores para NAFLD.

A NAFLD é causada por uma acumulação de gordura nas células do fígado que provoca a inflamação, fibrose e, em estados mais avançados, a cirrose. Esta doença afeta até 30% da população mundial e está fortemente associada à obesidade e à diabetes tipo 2. O combate contra a NAFLD constitui um grande desafio para a saúde pública, que só o esforço conjunto da indústria farmacêutica e da academia poderá resolver.

O projeto, financiado pela Iniciativa Europeia de Medicamentos Inovadores (Innovative Medicines Initiative – IMI) com 34 milhões de euros, é coordenado pela Universidade de Newcastle, integrando a colaboração de mais de 40 parceiros internacionais da academia e da indústria farmacêutica. Espera-se que os resultados deste estudo permitam alcançar avanços significativos no diagnóstico e tratamento da NAFLD.

A colaboração do iMed.ULisboa da Faculdade de Farmácia da ULisboa está a cargo da Professora Cecília Rodrigues, Coordenadora desta unidade de investigação e Professora Catedrática do Departamento de Bioquímica e Biologia Humana.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER