fbpx Núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico prepara-se para lançar o seu primeiro videojogo independente | ULisboa

Too Small to Matter

Share Núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico prepara-se para lançar o seu primeiro videojogo independente

GameDev Técnico, núcleo de estudantes do Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa dedicado ao desenvolvimento de videojogos, publicará no final de maio o seu primeiro título produzido sem apoio de uma entidade externa.

‘Too Small to Matter’ (em português ‘Demasiado Pequeno para Importar’), um videojogo em formato visual novel, está a ser desenvolvido por uma equipa de cinco pessoas e conta já com uma página na plataforma Steam, onde a sua produção pode ser acompanhada.

‘Too Small to Matter’ seguirá a história de um grupo de animais surpreendido pelo despoletar de uma guerra entre os humanos do seu mundo. A narrativa incide na temática do sofrimento e perda que a guerra provoca nestes animais, mas também na esperança e força para se unirem e ultrapassarem as adversidades. O jogador fará escolhas que influenciam os acontecimentos na história, incluindo também segmentos em formato sidescroller (com a progressão denotada pelo arrasto gradual do ecrã) onde cada personagem tem a oportunidade de utilizar as suas habilidades específicas.

“Não é fácil desenvolver um jogo em part-time, sem qualquer tipo de fundos ou investimento”, confessa André Antunes, engenheiro informático que se graduou em 2022 pelo Instituto Superior Técnico. O alumnus considera, no entanto, que “liderar uma equipa de developers dedicados e talentosos facilita muito todo o processo”, destacando o facto de o jogo ter sido, desde o início, “um projeto a que [se apegaram] muito” e que “vê-lo ser jogado por outras pessoas é sem dúvida satisfatório”.

Gonçalo Goulão, que frequenta a Licenciatura em Engenharia de Telecomunicações e Informática no Instituto Superior Técnico, “[tem] aprendido bastantes coisas novas sobre a produção de um jogo, desde a criação de assets [(elementos inseridos no jogo, como objetos e sons)] e de uma página da Steam à gestão das redes sociais”. O estudante defende que “mais do que tudo, o Instituto Superior Técnico tem sido uma ferramenta impulsionadora para o projeto”, uma vez que sem a existência do GameDev “não [conseguiriam] publicar um jogo tão facilmente”.

A equipa do ‘Too Small to Matter’ é composta por André Antunes, Beatriz Azevedo, Diogo Pires, Gonçalo Goulão e Rita Torres, todos membros do GameDev Técnico