fbpx A ULisboa na rede de sustentabilidade das instituições de Ensino Superior nos países e regiões de língua portuguesa | ULisboa

A ULisboa na rede de sustentabilidade das instituições de Ensino Superior nos países e regiões de língua portuguesa

A ULisboa na rede de sustentabilidade das instituições de Ensino Superior nos países e regiões de língua portuguesa

A ULisboa na rede de sustentabilidade das instituições de Ensino Superior nos países e regiões de língua portuguesa

Share A ULisboa na rede de sustentabilidade das instituições de Ensino Superior nos países e regiões de língua portuguesa

A Universidade de Lisboa é membro fundador da Rede de Sustentabilidade das Instituições de Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa, criada no dia 22 de novembro de 2023.

Esta rede integra instituições de ensino superior de Angola, Brasil, Cabo Verde, Macau, Moçambique, Portugal e Timor-Leste, tendo 24 já manifestado interesse em aderir.

Com esta adesão, as instituições de ensino superior comprometem-se com a construção de sociedades sustentáveis, alinhando as suas atividades com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU.

Segundo o Vice-Reitor da Universidade de Lisboa, João Peixoto, “a ULisboa, na implementação da sua estratégia de sustentabilidade, não poderia deixar de aderir a esta Rede de Sustentabilidade”. Esta será mais uma oportunidade de partilhar experiências com instituições de ensino superior em contextos diversos, e de identificar ações que promovam o cumprimento do objetivo comum de construção de uma Universidade progressivamente mais sustentável em todas as suas áreas de atuação. A adesão à Rede reforça, em simultâneo, o compromisso com os desafios enfrentados pelos países de Língua Portuguesa, onde a Universidade de Lisboa tem vindo a dar o seu contributo nas mais diversas áreas do conhecimento.

A Universidade de Lisboa pretende, assim, reforçar e alargar as suas parcerias na ótica de uma dinâmica social empenhada no desenvolvimento sustentável em todas as suas vertentes – ambiental, social e económica. A Universidade está ciente de que existe uma contribuição específica a dar no caminho para o desenvolvimento sustentável – através da pesquisa, da investigação, da análise, da promoção do debate e do envolvimento público, da estimulação do pensamento crítico e da curiosidade, da inovação e da criatividade.

A cerimónia de lançamento da Rede aconteceu durante a 13.ª Conferência FORGES, uma organização conjunta da FORGES (Fórum da Gestão do Ensino Superior nos Países e Regiões de Língua Portuguesa) e da Universidade Católica Portuguesa, que decorreu entre 22 e 24 de novembro, em Lisboa. Da Universidade de Lisboa estiveram presentes João Peixoto, Vice-Reitor, e Márcia Vila Valério, Coordenadora de Sustentabilidade, entre outros. O programa incluiu sessões plenárias, fóruns dos diferentes eixos da Academia FORGES e sessões paralelas, com a participação de investigadores provenientes de dezenas de instituições de ensino superior de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Macau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor.

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER