Concerto de Abertura da Temporada 2023/2024 - Orquestra Metropolitana de Lisboa

O Concerto de Abertura da Temporada 2023/2024, pela Orquestra Metropolitana de Lisboa, decorre na Aula Magna da Universidade de Lisboa, no dia 8 de outubro, às 17h.

Concerto de Abertura da Temporada 2023/2024 - Orquestra Metropolitana de Lisboa

Mozart e Mendelssohn, na infância prodígios, dois colossos da cultura ocidental. Ambos tiveram vidas curtas, 35 e 38 anos. Mas apesar de tais semelhanças, o meio século que os separa coincidiu com um período em que a civilização europeia sofreu mudanças profundas, as quais também se refletiram em matéria de música. Neste programa, assim colocados lado a lado, distinguem-se bem. Com elegância e bom humor, o Concerto para Trompa N.º 3 de Mozart cumpre o estilo clássico da forma Concerto. Já na Sinfonia N.º 1 e n’As Hébridas de Mendelssohn, sobressaem ritmos vibrantes e melodias «generosas», mais afins à estética romântica.

F. Mendelssohn Abertura As Hébridas, Op. 26
W. A. Mozart Concerto para Trompa N.º 3