fbpx Exposição "Um Percurso pela Diversidade Genética Humana" | ULisboa

Exposição "Um Percurso pela Diversidade Genética Humana"

16 de Maio de 2024 a 18 de Setembro de 2024
Museu Nacional de História Natural e da Ciência

Exposição "Um Percurso pela Diversidade Genética Humana"

Entre 16 de maio e 18 de setembro de 2024, o Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa acolhe a exposição "Um Percurso Pela Diversidade Genética Humana".

Share Exposição "Um Percurso pela Diversidade Genética Humana"

A exposição nasceu no âmbito do projeto "A diversidade humana no espaço de circum-navegação do Magalhães: genética, história e cultura", do i3S – Instituto de Investigação e Inovação em Saúde com o ICS da Universidade de Lisboa.

Esta exposição recapitula a viagem de Fernão de Magalhães e Juan Sebastián Elcano, da perspectiva da genética dos povos, sua diversidade e património. A primeira circum-navegação, entre 1519 e 1522, comandada por Magalhães e terminada por Elcano, foi não só a primeira expedição à volta do mundo, como contribuiu para que se contactasse com uma enorme diversidade de terras, povos e culturas. Tendo esta viagem como linha de referência, tentamos mostrar a diversidade genética humana, no espaço e no tempo, baseados no conhecimento científico de hoje.

A exposição explora igualmente a interação entre a genética e a identidade, bem como entre a genómica e as práticas sociais. na complexidade das nossas sociedades, algumas práticas sociais podem acabar por influenciar a formação das nossas identidades físicas e sociais.
Por meio de expressões artísticas visuais, um grupo de artistas explorou a autopercepção da identidade, após a realização de testes de ancestralidade, tendo por base todas as narrativas que até aí os definiam.