fbpx Jeanne Dielman, 23 quai du Commerce, 1080 Bruxelles (Chantal Akerman, 1975) | ULisboa

Categoria de Eventos

Jeanne Dielman, 23 quai du Commerce, 1080 Bruxelles (Chantal Akerman, 1975)

Jeanne Dielman, 23 quai du Commerce, 1080 Bruxelles (Chantal Akerman, 1975)
4 de Novembro de 2023
17:00
Salão Nobre da Reitoria da ULisboa

Jeanne Dielman, 23 quai du Commerce, 1080 Bruxelles (Chantal Akerman, 1975)

O filme Jeanne Dielman, 23 quai du Commerce, 1080 Bruxelles, de Chantal Akerman, é apresentado no dia 4 de novembro, às 17h, no Salão Nobre da Reitoria da ULisboa. Esta sessão integra o Ciclo "Transformações" do programa Cinema na Universidade de Lisboa.

Share Jeanne Dielman, 23 quai du Commerce, 1080 Bruxelles (Chantal Akerman, 1975)

Ciclo de Cinema "Transformações": No decorrer da vida de cada ser ocorrem múltiplas transformações. No campo literário, Gregor Samsa tornou-se insecto. Na física, Émilie du Châtelet demonstrou que a energia não pode ser criada nem destruída. No cinema, a metamorfose tem servido, ao mesmo tempo, enquanto tema narrativo e elemento simbólico. Este ciclo de cinema reflete sobre diferentes eixos que passaram por nós, enquanto indivíduos e sociedade, desde a década de 60 até aos dias de hoje. Exibe cinco filmes que abordam transformações tão diversas como o êxodo rural, o planeamento urbano, a (des)igualdade de género, as alterações climáticas, as migrações e os processos ditatoriais, para afirmar que, nas artes, como na vida, nada se perde, mas tudo se transforma.

Jeanne Dielman, 23 quai du Commerce, 1080 Bruxelles
(Chantal Akerman, 1975)
Classificação: M/16
Duração: 03h14m

Com apresentação da Professora Anália Torres (Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas).

Sinopse
Três dias na vida de Jeanne Dielman (Delphine Seyrig), uma mulher ainda jovem, porém viúva, que mora com o filho adolescente. A rotina enfadonha e a clareza de pequenos gestos e detalhes dessa mulher que cuida da casa enquanto o filho está na escola e se prostitui ocasionalmente. A junção do sufocamento pela rotina com o fato dela atender aos clientes em casa conduzem Jeanne a um trágico final.

 

Entrada Livre, limitada à lotação da sala.

Mais informações

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER