fbpx Primeiro-Ministro inaugura residência com capacidade para 184 estudantes | ULisboa

Primeiro-Ministro inaugura residência com capacidade para 184 estudantes

Share Primeiro-Ministro inaugura residência com capacidade para 184 estudantes

Por ocasião do aniversário da Universidade de Lisboa, foi inaugurada a Residência Universitária do Campus da Ajuda.

A cerimónia contou com a presença do Primeiro-Ministro, António Costa, que afirmou que atualmente o problema do alojamento é uma das maiores barreiras para o acesso ao Ensino Superior, sublinhando que ninguém pode ser impedido de entrar na Universidade por falta de rendimentos. Nesse sentido, é necessário haver um esforço por parte das Universidades, Municípios e Governo para combater este obstáculo.

“Esta residência é muito importante porque o país tem de fazer um grande esforço para conseguir que em 2030, 60% dos jovens que tenham 20 anos, frequente o Ensino Superior. Ora, se queremos crescer mais, temos de ter as políticas públicas adequadas para crescer mais e, se há algo essencial para a democratização do Ensino Superior, é resolver o problema dos alojamentos.”

O Presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Fernando Medina, ressalvou que “este é um momento de particular alegria para a cidade de Lisboa” e definiu alguns compromissos entre a Autarquia e a Universidade uma vez que “a Universidade de Lisboa é um motor de desenvolvimento para Lisboa”.

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Manuel Heitor, também marcou presença nesta inauguração e sublinhou que o número de estudantes no Ensino Superior aumentou nos últimos três anos e a criação de alojamento é, hoje, em Portugal, essencial para vencer as desigualdades.

O Reitor da Universidade de Lisboa salientou que este é um culminar de um longo projeto e afirmou que é necessária agilidade administrativa uma vez que “a questão das residências universitárias é um bloqueio real para o Acesso ao Ensino Superior”. Com a construção de alojamento “ajudaremos claramente a regular o preço de mercado”.

A primeira fase da Residência Universitária de Lisboa está concluída e conta com 184 camas. O início da segunda fase está prevista para novembro e contará com mais 123 camas.