fbpx Sociedade National Geographic atribui Bolsa Early Career a portuguesa para estudar vida selvagem em Moçambique | ULisboa

Share Sociedade National Geographic atribui Bolsa Early Career a portuguesa para estudar vida selvagem em Moçambique

Joana Pereira, estudante de doutoramento no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, foi distinguida pela National Geographic com uma Bolsa Early Career para estudar formas de minimizar conflitos entre as comunidades e a vida selvagem em Moçambique.

Joana Pereira vai avaliar a escala de conflitos existentes entre as espécies de grandes mamíferos e as comunidades locais que vivem no Parque Nacional das Quirimbas, em Moçambique, com o objetivo de compreender os contextos sociais e biológicos destes conflitos e definir estratégias de mitigação e gestão para melhorar a coexistência entre vida selvagem e populações.

“O meu projeto é sobre as pessoas e a sua interação com a vida selvagem. Quero abordar as suas necessidades de forma a melhorar tanto o seu bem estar como a sua coexistência com a vida selvagem – algo que é vantajoso para ambos os lados”, explica Joana Pereira, estudante do Programa Doutoral em Biologia e Ecologia das Alterações Globais, uma parceria entre a Universidade de Lisboa e a Universidade de Aveiro.

Em agosto de 2019 Joana Pereira parte para Moçambique, onde vai passar dois meses no país a trabalhar diretamente com as principais partes interessadas que podem desempenhar um papel relevante nos conflitos, através da dinamização de inquéritos, reuniões participativas e workshops. Ao mesmo tempo, a investigadora vai recolher informações sobre a distribuição e abundância de espécies na região, recorrendo a registos de câmaras fotográficas (camera-trapping) já instaladas no Parque.

Este projeto permite a Joana Pereira desenvolver o plano de trabalhos do seu doutoramento, que iniciou este ano inserida no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais – cE3c, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. O projeto é financiado pela Sociedade National Geographic e decorre até 2020, altura em que a investigadora regressa a Moçambique para selecionar e implementar, em conjunto com as comunidades locais, algumas medidas de mitigação para diminuir os conflitos atuais.

Da equipa faz parte o investigador Luís Miguel Rosalino (cE3c-FCUL), seu orientador de doutoramento, bem como os investigadores Seth Wilson (Universidade de Montana, Estados Unidos) e Carlos Fonseca (Universidade de Aveiro). Em Moçambique, Joana Pereira vai contar com o apoio do investigador Serafino Mucova da Universidade de Lúrio.

As Bolsas Early Career da National Geographic têm como objetivo dar a estudantes em início de carreira a oportunidade de liderar um projeto nas áreas de conservação, educação, investigação, storytelling ou tecnologia, não sendo necessário que os candidatos tenham uma formação avançada.