fbpx ULisboa atinge a melhor posição de sempre a nível mundial no SCImago | ULisboa

ULisboa atinge a melhor posição de sempre a nível mundial no SCImago

logótipo do ranking SCImago sobre imagem das letras da Universidade de Lisboa

ULisboa atinge a melhor posição de sempre a nível mundial no SCImago

Share ULisboa atinge a melhor posição de sempre a nível mundial no SCImago

A Universidade de Lisboa atinge a sua melhor posição de sempre no SCImago Institutions Rankings (SIR) das universidades, posicionando-se no 140.º lugar a nível mundial. O ranking coloca várias áreas científicas da ULisboa entre as melhores do mundo.

Nesta edição foram avaliadas 8 084 instituições, das quais 4 364 universidades, tendo a ULisboa subido 8 lugares no ranking das universidades e sendo mais uma vez a mais bem classificada a nível nacional.

Este ranking diferencia-se por avaliar não apenas universidades, mas também outras instituições de investigação, como empresas, órgãos governamentais e instituições não governamentais. Em 2022 a ULisboa transitou da posição 148.º para a 140.º no ranking das universidades e subiu 21 lugares no ranking global, passando da 263.ª para a 242.ª posição.

Em 2021 passou a ser possível aceder à avaliação de 19 grandes áreas científicas. Este ano, passaram também a ser avaliadas 46 subáreas. A ULisboa lidera a nível nacional 11 áreas e 22 subáreas, posicionando-se em segundo lugar em 6 áreas e 21 subáreas. O ranking destacou a ULisboa entre as 30 melhores universidades do mundo em Engenharia Oceânica (8), Arquitetura (29), e em Geografia, Planeamento e Desenvolvimento (29). Foram também incluídas no TOP 100 a Oceanografia (53), a Silvicultura (58), a Edificação e Construção (71), a Engenharia Civil e Estrutural (76), a Ciência Aquática (84) e a História (88).

O SIR é publicado anualmente desde 2009, combinando três conjuntos diferentes de indicadores com base no desempenho em investigação, inovação e impacto social.