fbpx Inauguração da Exposição “Um Projetista na Academia - Vinte e cinco anos de Design Gráfico Para a Universidade de Lisboa: 25 Obras” de Jorge dos Reis | ULisboa

Inauguração da Exposição “Um Projetista na Academia - Vinte e cinco anos de Design Gráfico Para a Universidade de Lisboa: 25 Obras” de Jorge dos Reis

Inauguração da Exposição “Um Projetista na Academia - Vinte e cinco anos de Design Gráfico Para a Universidade de Lisboa: 25 Obras” de Jorge dos Reis

Share Inauguração da Exposição “Um Projetista na Academia - Vinte e cinco anos de Design Gráfico Para a Universidade de Lisboa: 25 Obras” de Jorge dos Reis

No âmbito das comemorações dos 10 anos da ULisboa, foi inaugurada a 15 de novembro, a exposição “Um Projetista na Academia - Vinte e cinco anos de Design Gráfico Para a Universidade de Lisboa: 25 Obras” de Jorge dos Reis, na Reitoria da Universidade de Lisboa.

A inauguração contou com as presenças e intervenções do Reitor da Universidade de Lisboa, Luís Ferreira, do Vereador da Câmara Municipal de Lisboa, com o Pelouro da Cultura, Diogo Moura, do Presidente da Faculdade de Belas Artes, Fernando António Baptista Pereira e do Designer Gráfico, Jorge dos Reis.

O corpo de trabalho apresentado pelo Designer Gráfico e Professor da Faculdade de Belas Artes da ULisboa nesta exposição é revelador do diálogo e compromisso entre os diversos interlocutores da Universidade de Lisboa. Nesta exposição é apresentado um conjunto de artefactos que geram, ao longo dos anos, novos paradigmas no contexto desta Instituição de Ensino Superior.

O Reitor da Universidade de Lisboa, Professor Luís Ferreira, deu as boas vindas a todos os que marcaram presença na inauguração e destacou os 25 anos em exposição, durante os quais Jorge dos Reis tem sido professor da Universidade de Lisboa, apresentando na Reitoria a exposição “com 25 obras e todos os passos que levaram a uma obra final e que foi sempre uma obra dedicada à Universidade”.

O Presidente da Faculdade de Belas Artes, Fernando António Baptista Pereira, destacou o fato de esta ser “a 2ª exposição neste mesmo espaço, comemorando os 10 anos da fusão entre duas grandes universidades que formaram a maior Universidade portuguesa” salientando que esta exposição provém de “um artista gráfico, dedicado ao design de comunicação, muito particularmente no caso do Jorge dos Reis, que foi tipógrafo e nunca deixou de o ser.”.

Referindo, acerca da sua obra que “a lógica da letra e a lógica formativa da própria letra é que motivaram, no fundo, toda a sua criatividade, muito especial, que se manifesta nestes espantosos 25 anos, onde ele vai imaginando para cada situação, uma solução gráfica diferente. Muito pictural por vezes, aliás, é interessante que, nos dois cursos de design (da Faculdade de Belas-Artes da ULisboa), um relaciona-se com a escultura, que é o design de equipamento e outro relaciona-se com a pintura que é o design de comunicação. Escultura e Pintura, sendo duas das grandes matrizes da Faculdade de Belas-Artes.”

As intervenções antecederam a visita guiada à exposição, em que o designer gráfico revisitou as 25 obras em exposição, com os estudos preparatórios de todas as obras. Nesta exposição os visitantes podem percorrer os diversos momentos de pensamento, desenho e construção dos 25 trabalhos finais que marcam simbolicamente os 25 anos de trabalhos criados pelo designer na Universidade de Lisboa.

Para o Reitor “é muito bom quando podemos olhar para os nossos artistas, para os nossos inovadores, os nossos produtores e dá-los a conhecer à comunidade exterior e ao mundo.”.

Jorge dos Reis aproveitou o momento para agradecer a todos os envolvidos na exposição e na preparação do livro lançado no âmbito da inauguração, sob o mesmo título. Explicando ainda que “esta exposição faz um arco temporal bastante longo de vinte e cinco anos. Eu costumo dizer que as duas Universidades que se fundiram, estiveram sempre juntas e, de algum modo, estes vinte e cinco anos representam isso mesmo. Pelo fato de haver aqui áreas de saber de temáticas diversas que são comuns às duas universidades que se fundiram e que hoje são uma só.”

Na visita à exposição o designer gráfico deixa a sugestão de visitar uma “peça muito significativa para a nossa Universidade que foi o painel do hospital de campanha da nossa Universidade. Foi realmente uma grande empreitada e uma grande iniciativa da nossa Universidade. O painel que nós fizemos pretendeu abraçar todos aqueles que estavam, que tinham essas tarefas extremamente difíceis e que lidavam com situações extremamente complexas. O painel é uma peça de texto com uma frase muito clara: “Nossos Profissionais no Combate à Pandemia Covid-19” e o próprio desenho das letras remete especificamente para os profissionais. Dado que o interior das próprias letras, a sua circularidade e um certo rigor geométrico alude ao coletivo das várias caras, dos vários profissionais que trabalharam no contexto da Covid.”

A exposição “Um Projetista na Academia - Vinte e cinco anos de Design Gráfico Para a Universidade de Lisboa: 25 Obras” estará patente na Reitoria da Universidade de Lisboa até ao dia 15 de dezembro.
 

 

1


NOTÍCIAS DA ULISBOA

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva!

SUBSCREVER