Engenharia do Ambiente
Engenharia do Ambiente
1
A Engenharia do Ambiente olha para os problemas ambientais existentes na sociedade, nomeadamente aqueles provocados pela implementação de soluções dadas pelas outras áreas da Engenharia. Num mundo onde a sustentabilidade é tema do dia, o papel do engenheiro do ambiente passa por perceber quais as ferramentas a utilizar para diminuir o impacto ambiental e a pegada ecológica das atividades humanas, mantendo a eficiência dos processos associados. Assim, atua no planeamento e controlo da poluição, tratamento de resíduos, efluentes e poluentes gasosos e na gestão de sistemas ambientais, otimizando o uso do solo e do território.
Proporcionar aos alunos uma sólida formação básica que os capacite para intervir na área da Engenharia do Ambiente e acompanhar a evolução dos conhecimentos e tecnologias ao longo do seu exercício profissional. O programa centra-se na aquisição de competências em métodos de análise, planeamento, projeto, gestão, monitorização e investigação. Procura-se o desenvolvimento de competências transversais básicas em tecnologias de informação, desenho, matemática, física, química e biologia.
Cada aluno será capacitado para:
• se adaptar facilmente a mudanças ambientais assim como a mudanças tecnológicas e societais;
• adaptar as metodologias existentes a problemas novos;
• compreender os aspetos económicos, sociais e humanos e a sua relação com aspectos técnicos, considerando o ambiente como uma mais-valia em processos de desenvolvimento;
• desenvolver atitudes pessoais, como criatividade, aprendizagem, atualização permanente, liderança, trabalho de equipa, e aspetos éticos e comportamentais.
Acesso nacional 2023/24
Nota último colocado da 1ª Fase149.50Nota último colocado da 2ª Fase127.00