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Projeto de Promoção de Sucesso e de Redução de Abandono no Ensino Superior

Apoio a estudantes com Necessidades Educativas Específicas (NEE)

O sucesso académico dos estudantes com Estatuto de Necessidades Educativas Específicas (ENEE) é de vital importância na Universidade de Lisboa (ULisboa).

Promover um ambiente inclusivo e equitativo é um compromisso central da ULisboa, refletido no projeto de Promoção de Sucesso e de Redução de Abandono no Ensino Superior.

Investir no sucesso académico dos estudantes com ENEE é um investimento no futuro, onde cada estudante, independentemente das suas necessidades, tem a oportunidade de contribuir plenamente para o avanço do conhecimento e para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, inclusiva, diversificada e equitativa.

No âmbito do projeto de Promoção de Sucesso e de Redução de Abandono no Ensino Superior, está a ser desenvolvido um Projeto de Apoio a Estudantes com Estatuto de Necessidades Educativas Específicas, que integra os recursos já existentes:

  • Rede Necessidades Educativas Específicas na ULisboa (Rede NEE): A Rede NEE é constituída por representantes das Escolas da ULisboa, Serviços de Ação Social (SASUL), Estádio Universitário de Lisboa (EUL) e estudantes. Apresenta como principal objetivo identificar, disseminar e implementar boas práticas de inclusão, desenvolvendo estratégias que promovem a melhoria do sucesso académico.
  • Projeto Ensinar a Ensinar (EaE): Este projeto tem como objetivo informar, sensibilizar e esclarecer a comunidade académica sobre Necessidades Educativas Especiais no Ensino Superior, através de vídeos e podcasts, para apoiar estudantes com ENEE a viverem o seu percurso académico com sucesso.

O Projeto de Apoio a Estudantes com Estatuto de Necessidades Educativas Especificas visa informar, captar, sensibilizar e formar toda a comunidade académica sobre a importância de uma universidade visionária que incorpora, na sua missão, o pilar do Design Universal.

Para isso foi construído um leque de ações que estão já a decorrer em 2024 e que irão continuar a ser desenvolvidas até 2026. 

Atividades

Formação Pedagógica

Descrição

PHDA, Dislexia, Dar aulas a estudantes deficiência visual no Ensino Superior, NEE em Sala de Aula, O Autismo vem à Universidade.

Público-alvo

Corpo Docente e Técnicos; Mentoria, Delegados, Associações e Núcleos.

 

Cursos Online

Migração do Site da Rede NEE
Descrição

Migração do atual Site para uma plataforma acessível.

Público-alvo

Comunidade Académica

 

Encontro Necessidades Específicas no Ensino Superior
Descrição

Encontro para debate de novas estratégias para a Inclusão.

Público-alvo

Comunidade Académica Nacional

 

Projeto Ensinar a Ensinar
Descrição

Produção de material vídeo para informação e formação da comunidade académica

Público-alvo

Comunidade Académica; Público em geral

 

Podcast Vozes IDEA na ULisboa
Descrição

10 episódios com temas sobre Inclusão, Diversidade, Equidade e Acessibilidade.

Público-alvo

Comunidade Académica; Público em geral

Formação Pedagógica

Descrição

PHDA, Dislexia, Dar aulas a estudantes deficiência visual no Ensino Superior, NEE em Sala de Aula, O Autismo vem à Universidade + novos temas

Público-alvo

Corpo Docente e Técnicos; Mentoria, Delegados, Associações e Núcleos.

 

2.º e 3.º Encontro Necessidades Específicas no Ensino Superior 
Descrição

2.º Encontro – Mudanças e perspetivas
3.º Encontro – balanço e resultado do programa 

Público-alvo

Comunidade Académica Nacional

 

Projeto Ensinar a Ensinar
Descrição

Continuação.

Vídeos promotores de IDEA.

Público-alvo

Comunidade Académica; Público em geral

 

Podcast Vozes IDEA na ULisboa
Descrição

Continuação.

Público-alvo

Comunidade Académica; Público em geral

 

Campanha ENEE 
Descrição

A importância dos apoios académicos a estudantes NEE.

Público-alvo

Comunidade Académica

 

Guia de Estudantes ENEE na ULisboa
Descrição

Guia de apoio para viver na ULisboa

Público-alvo

Estudantes ENEE

 

Campanha IDEA na ULisboa
Descrição

A importância de respeitar e promover IDEA

Público-alvo

Comunidade Académica