Passar para o conteúdo principal
Investigação e Desenvolvimento

Investigadores associam alteração de gene a doença de Parkinson

Investigadores portugueses colaboraram na descoberta de novas alterações genéticas associadas ao aparecimento de Parkinson e da demência associada a esta doença.

Investigadores associam alteração de gene a doença de Parkinson

Um estudo internacional, publicado na revista científica Lancet Neurology, descobriu pela primeira vez variações no gene LRP 10 em doentes com doença de Parkinson e Demência de Corpos de Lewy, duas doenças neurodegenerativas cujas causas são ainda desconhecidas.

«Esta descoberta abre uma nova janela sobre os mecanismos moleculares dessas doenças neurodegenerativas comuns e pode abrir caminho para a identificação de novos biomarcadores e novas terapias modificadoras da doença», afirma o líder da equipa de investigadores, Vincenzo Bonifati, do Centro Médico Erasmus de Roterdão.

A investigação contou com a participação de investigadores portugueses do serviço de neurologia do Hospital de Santa Maria, da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa e do Instituto de Medicina Molecular.

De acordo com os investigadores portugueses, embora os casos de origem genética destas doenças sejam raros, «a identificação de novos genes é de elevada importância para o melhor conhecimento das alterações cerebrais que causam a doença e para o desenvolvimento de novos medicamentos».

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

Últimas notícias

Bruno Sepodes Eleito Presidente do Comité Europeu de Medicamentos de Uso Humano
Lispolis Ignite - Programa de Aceleração de Ideias e Negócios
Consulta Pública | Regulamento do Prémio e Projetos de Inovação Pedagógica