Linguística
Linguística
1
O Doutoramento em Linguística forma para a investigação sobre a língua portuguesa, nas suas variedades dialectais, históricas e nacionais, tomando-a como foco único, ou numa perspetiva comparativa, teórica ou translinguística. A sua estrutura curricular flexível inclui planos de estudo individualizados, adaptados aos objetivos dos projetos de investigação e a necessidades de formação específicas. O Doutoramento organiza-se em oito semestres (240 ECTS). Inicia-se com a frequência de um curso de doutoramento (120 ECTS), constituído por oito semestres, que culminam com a apresentação e discussão pública de um projecto de tese. Os seminários do curso de doutoramento podem ser realizados na Faculdade de Letras ou em outra universidade nacional ou estrangeira, e podem ainda ser substituídos pela participação em projectos de investigação ou pela realização de um plano de trabalhos com supervisão. Seguem-se quatro semestres de investigação autónoma e escrita da tese de doutoramento, sob a orientação de um ou mais professores (120 ECTS).
Leccionado por um corpo docente diversificado, especializado e internacionalmente reconhecido, fomenta uma relação estreita com a investigação desenvolvida no Centro de Linguística da Universidade de Lisboa (CLUL).
O objetivo central do Curso é o de promover a autonomia do doutorando no seu percurso de investigação, permitindo-lhe: (i) consolidar conhecimentos num ambiente de investigação enriquecedor; (ii) aprofundar a capacidade de reflexão; (iii) desenvolver a atitude crítica face à investigação no seu domínio de trabalho; (iv) agilizar a capacidade de identificar problemas, formular hipóteses, avaliá-las e atingir resultados novos. O Curso organiza-se em torno de tópicos atualmente em debate em Linguística e alia o levantamento de problemas à apresentação de conceitos, teorias e técnicas que permitam ao estudante formular questões e planear o seu tratamento. As leituras e investigação serão feitas em contacto com docentes, estudantes e orientado(res). Esta interação académica direcionada para a investigação tem um espaço natural nos seminários e no CLUL. Paralelamente, a forte componente tutorial promove o desenvolvimento individual dos projetos dos doutorandos.