Urbanismo-EAD
O Curso de Doutoramento em Urbanismo tem como objetivo geral a formação orientada para o desenvolvimento de investigação avançada individual, preferencialmente integrada em projetos avaliados e financiados, conducente à criação e transmissão de conhecimento. Os objetivos específicos são a satisfação intelectual, a aquisição de competências avançadas que permitam o exercício profissional de forma mais informada, com vantagens competitivas, e o contributo para o desenvolvimento da sociedade e da economia. Neste sentido, o plano de estudos organiza-se segundo os princípios de Bolonha.
No 1º ano, os doutorandos frequentam várias Unidades Curriculares visando a aquisição de conhecimentos e aptidões sobre (1) as metodologias de investigação próprias da disciplina, (2) as várias linhas de investigação a que o corpo docente do curso está ligado, e (3) como construir um projeto de investigação individual. O cumprimento dos objetivos é aferido pelos trabalhos produzidos em cada Unidade Curricular, culminando na aprovação do Projeto de Tese, o que permite ao doutorando registar o tema e iniciar o trabalho individual de investigação.
Nos 2º e 3º anos, os doutorandos dedicam-se ao desenvolvimento e operacionalização da investigação, culminando com a defesa da Dissertação. A sua evolução é aferida em seminários de investigação, avaiando o progresso dos trabalhos.
A FA-ULisboa disponibiliza dois calendários académicos para frequências dos cursos de Doutoramento. O regime normal tem como definição o calendário académico definido para toda a FA, com as aulas e períodos de avaliação a decorrerem entre setembro e julho, todas as sextas-feiras (cada semestre com 14 semanas de aulas). O regime intensivo tem um calendário académico concenrtado em dois períodos de um mês, contempla aulas todos os dias da semana, sendo a duração de cada semestre de 5 semanas. A partir de 2 ano, os seminários de investigação são conjuntos aos dois regimes e admitem a participação à distância através de meios telemáticos.
Não existe qualquer distinção entre os referidos regimes, quer ao nível dos Planos de Estudo, quer ao nível de exigência, valores de propinas, etc., sendo a única diferença o calendário académico.
Habilitação para a integração na carreira académica, docente e de investigação. Investigadores e gestores de projetos e contratos de investigação financiados. Progressão e consolidação na carreira de técnico superior na Administração Pública Central e Autárquica, na área do Urbanismo e afins. Quadros superiores do setor empresarial, de instituições de investigação e desenvolvimento, e de gabinetes de projeto e planemaneto urbano e territorial, em domínios que lidam com a promoção e o licenciamento urbanístico.
Novo Ciclo de Estudos na modalidade de Ensino à Distância. Substitui o CE em funcionamento com a mesma designação