Estudos Portugueses

Estudos Portugueses

Grau Académico 
Licenciatura
Escola 
Faculdade de Letras
Campus 
Cidade Universitária
Regime 
Diurno
Duração 
6
ECTS 
180
Idioma 
PT
Objetivos 

Esta licenciatura oferece uma formação interdisciplinar nas áreas de expressão cultural portuguesa permitindo o seu relacionamento com outras áreas de estudo. Inclui disciplinas obrigatórias sobre matérias centrais dos Estudos Portugueses. A estrutura em majors (Língua, Literatura e Cultura; História; Arte e Património) e minors permite diversas especializações. As opções livres permitem responder a múltiplos interesses formativos ou profissionais.
Esta licenciatura desenvolve, igualmente, competências para a investigação nas áreas do património cultural português e para atividades ligadas à cultura portuguesa e à sua defesa e promoção em Portugal e no estrangeiro. Promove ainda a compreensão e análise crítica de discursos literários, culturais e históricos, em português ou sobre Portugal, em diversas épocas.

Saídas Profissionais 
A Licenciatura em Estudos Portugueses habilita para a prática: • da crítica avançada de produtos culturais portugueses de diversas épocas e de qualquer tipo de texto escrito em português, • de produção de conteúdos culturais em português, • de técnicas de conservação do património escrito (edição e acção em bibliotecas) ou artístico, • da análise metalinguística do português, • de acções em contextos multiculturais de dominante portuguesa, • de tarefas de preservação e divulgação da língua, da literatura, da cultura e da arte portuguesas, em Portugal e no estrangeiro, • do ensino das literaturas e das culturas dos países de língua portuguesa a falantes nativos e não nativos. Permite ainda: investigação, edição de textos, ensino e divulgação da língua e cultura portuguesas em instituições estrangeiras, trabalho especializado em Editoras, Bibliotecas e Arquivos, programação cultural, comunicação social (rádio e televisão), jornalismo cultural e crítico, turismo cultural.

Acesso nacional 
2020/21

Vagas 
20
Provas de Ingresso 
Uma das seguintes provas: 11 História ou 14 Latim ou 15 Literatura Portuguesa ou 18 Português
Nota de Candidatura 
95
Provas de Ingresso 
95
Fórmula de Cálculo da nota de Candidatura 
Média do Secundário 50% + Média das Provas de Acesso 50%
Colocações no ano letivo 
2019/20
Nota último colocado da 1ª Fase 
119.00
Nota último colocado da 2ª Fase 
131.00

Acesso Internacional

Vagas para Estudante Internacional 
4
Propina 1º ano (indicativo) 
3500,00€
Propinas restantes (indicativo) 
3500,00€