Engenharia Informática e de Computadores-Alameda
A formação de recursos humanos com formação superior na área da Engenharia Informática em Portugal reveste-se de particular importância quando é conhecido o esforço que toda as áreas económicas e a Administração Pública deverão efectuar para melhorar a respectiva produtividade e competitividade. Na maioria dos casos esta melhoria da produtividade implica reestruturações profundas apoiadas em intenso uso de meios informáticos.
Sendo o IST uma das melhores Escolas de Engenharia do País, é natural que nele deva residir a capacidade de produzir um número significativo de profissionais com formação avançada nesta área. Esta formação avançada concretiza-se, naturalmente, pela formação em termos de segundo ciclo, nos moldes de Bolonha, e de cursos posteriores, conducentes a graus de doutoramento e a outras pós-graduações. Desta forma, é estratégico para o país que uma escola com os recursos humanos e materiais do IST invista na formação de Engenheiros Informáticos.
O Mestrado em Eng. Informática e de Computadores do IST (a funcionar no campus da Alameda e no Taguspark), plenamente preenchido com candidatos de qualidade desde a sua criação, aceitará candidaturas de alunos que venham a ingressar no primeiro ciclo em Engenharia Informática, mas também de alunos com o primeiro ciclo obtido em outras instituições de ensino superior, que virão complementar a sua formação no IST. Assim, este curso representa uma peça chave para a formação na área da Eng. Informática no país, em geral, e na região de Lisboa e Vale do Tejo, em particular.
O Mestrado em Eng. Informática e de Computadores está alicerçado na forte formação de base dada pelo primeiro ciclo (Licenciatura em Ciências de Engenharia - Engenharia Informática e de Computadores - LEIC), oferece especializações atractivas para os alunos e para o mercado servindo ainda como base para os alunos que pretendam ingressar num Programa de Doutoramento, e cria uma base sólida para a intervenção do Departamento de Engenharia Informática do IST na formação ao longo da vida, que representará uma componente cada vez mais importante do mercado da educação avançada.
Os especialistas formados no curso adquirem competências que os deixam especialmente preparados para lidar com os sistemas de informação complexos e desafiantes que existem hoje ao nível das grandes empresas e da Administração Pública, com rigor científico e actualidade tecnológica. Isto, quer ao nível das cadeias de valor e redes de empresas, quer ao nível da Sociedade de Informação em geral, onde se destacam actividades emergentes no âmbito da Sociedade do Conhecimento, tais como as empresas ligadas à inovação e start-ups. O âmbito primordial desta engenharia abrange os sistemas onde os produtos, tecnologias, soluções e serviços informáticos são componentes essenciais à operação e à decisão. Nestes inserem-se, desde Sistemas Organizacionais tais como Empresas, Redes Empresariais e Administração Pública, a Sistemas Sociais, industriais e de serviços, suportados em multimédia, processamento de dados, web e cloud, passando por todas as soluções de suporte ao bom funcionamento de um sistema informático empresarial e à sua inserção adequada na actividade organizacional.
Os Engenheiros Informáticos de Computadores do Técnico podem trabalhar em setores industriais ou de serviços como a banca, seguros, telecomunicações, empresas de desenvolvimento de software, turismo, multimédia ou cultura, assim como organismos públicos. Estão aptos a desenvolver atividades em:
• Gestão, configuração e operação de sistemas de computadores;
• Análise, projeto e gestão de sistemas complexos;
• Modelação e uso de dados em sistemas informáticos;
• Desenvolvimento e programação de aplicações em sistemas distribuídos;
• Projeto de sistemas adaptáveis, para resolução de problemas complexos;
• Projeto de sistemas que interajam com seres humanos usando interfaces naturais;
• Controlo e robótica;
• Modelação e controlo de sistemas industriais;
• Administração de sistemas informáticos;
• Consultoria e funções de liderança, chefia e gestão;
• Formação profissional e ensino.
Acesso e ingresso
Tenham terminado no IST uma Licenciatura de 1º ciclo, ou o 1º ciclo de um Mestrado Integrado, sem coerência científica com o curso de 2º ciclo a que se candidatam;
Sejam titulares de uma formação de 1º ciclo na área de Ciências e Tecnologia (excetua-se o caso do 2º ciclo em Arquitectura que pressupõe uma formação de 1º ciclo em Arquitectura);
Sejam detentores de um currículo escolar, científico ou profissional, que ateste a sua capacidade para realização do Mestrado a que se candidatam.