Estudos Clássicos
O Mestrado em Estudos Clássicos, incidindo sobre uma das mais antigas áreas dos Estudos Literários e sendo objecto prioritário para os estudos comparatistas, para os estudos de recepção e para estudos culturais, corresponde perfeitamente ao que nos estatutos da Universidade se descreve como “a criação de um espaço de formação dinâmico e aberto a todas as áreas das humanidades, artes, ciências e tecnologias". Imprescindíveis a qualquer formação humanística, os Estudos Clássicos representam ainda um valioso contributo para muitas das áreas de formação pós-graduada oferecidas pela FL. Desta forma, os objectivos mencionados integram-se na missão da Faculdade de Letras de Lisboa e no seu projecto educativo.
O Mestrado em Estudos Clássicos oferece conhecimentos das línguas e culturas clássicas (latim e grego) e desenvolve competências para interpretar fontes clássicas (e também fontes latinas e gregas, medievais e renascentistas), que ajudam a compreender o processo de construção conceptual do mundo contemporâneo. A capacidade de análise crítica, de produção de juízos de avaliação e de argumentos coerentes, de realização de trabalho autónomo e de resolução de problemas são algumas das competências fundamentais desenvolvidas pelo curso.
Acesso e ingresso
Podem candidatar-se ao ciclo de estudos: 1.1. os titulares de grau de licenciado ou equivalente legal na área das Humanidades ou em qualquer outra área considerada relevante e apropriada pela Comissão Científica (CC) do curso; 1.2. os titulares de grau académico
superior estrangeiro conferido na sequência de um 1.º ciclo de estudos organizado de acordo com os princípios do Processo de Bolonha por um Estado aderente a este Processo na área das Humanidades ou em qualquer outra área considerada relevante e apropriada pela CC do curso; 1.3. os titulares de um grau académico superior estrangeiro nas áreas das Humanidades, ou qualquer outra área considerada relevante e apropriada, que seja reconhecido como satisfazendo os objetivos do grau de licenciado pela CC do curso; 1.4. os detentores de um currículo escolar, científico ou profissional que seja reconhecido como atestando capacidade para realização deste ciclo de estudos pela CC do curso.