Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas
Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas
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O mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas assenta em dois elementos primordiais do design de comunicação: a tipografia e a edição. A tipografia pela sua multidisciplinaridade, tanto encerra a noção de letra e do seu desenho (type design), como se reporta à sua implementação. A edição é a forma de pensar, materializar e divulgar (publicar) a articulação entre a matéria textual e visual que serve de base ao trabalho do designer.
No panorama atual de mutação tecnológica e comunicacional, ambas as esferas têm sofrido alterações significativas no sentido da ruptura, mas também da continuidade com a tradição. Um dos principais objectivos deste ciclo de estudos passa por sedimentar o papel do design e do designer na ideação e produção de objetos tipográficos e editoriais diferenciadores, capazes de responder às exigências dos usuais sistemas de edição, sem descurar a reivindicação de uma postura autoral, feita da adequada exploração de práticas criativas emergentes.
O presente ciclo de estudos fornece conhecimentos teórico-práticos de carácter pós-graduado que permitem ao mestrando focar a sua especialização numa das áreas principais de estudo – tipografia/edição –, ou optar pela realização de projetos de investigação transversais a ambas.
O mestrado em Práticas Tipográficas e Editoriais Contemporâneas tem como objetivo principal garantir um acesso abrangente a técnicas e tecnologias várias que fomentem o desenvolvimento de uma linguagem criativa nas relações entre a mensagem, o meio e a sua expressão. O leque de disciplinas disponíveis estrutura-se de modo a fomentar o diálogo entre a produção tipográfica e editorial física (impressa) e digital, ao qual se acresce um núcleo específico de optativas que visa a apropriação de saberes clássicos, tradicionais (gravura, serigrafia, letterpress) e contemporâneos.
Dominar e criar novos caracteres tipográficos;
Criar novos conteúdos tipográficos e editoriais;
Criar e explorar novas plataformas de disseminação de conteúdos e suportes alternativos de comunicação;
Articular as dimensões projetuais e autorais na composição e edição tipográfica;
Desenvolver a dimensão autoral e artística da edição;
Inovar práticas criativas de expressão tipográfica e editorial, cruzando a autoria com a resposta ao problema.