Psicologia Clínica e da Saúde
Psicologia Clínica e da Saúde
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Com o propósito de preparar os alunos para uma prática profissional fundamentada em diferentes abordagens da Psicologia Clínica e da Saúde, o Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (MPCS) inclui três Áreas de Especialização (AE): Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental Integrativa; Psicologia Clínica Dinâmica; Psicologia Clínica Sistémica – Contextos Familiar, Comunitário e Forense.
De modo a potenciar a unicidade na diversidade de abordagens, o MPCS apresenta uma estrutura curricular organizada num Tronco Comum às três AE, e um Tronco Específico a cada uma das AE.
O Tronco Comum inclui: Quatro Unidades Curriculares (UC) obrigatórias (duas em cada semestre do 1º ano); Uma UC optativa (escolhida, no 2º semestre do 1º ano, de entre o conjunto de UC obrigatórias dos Troncos Específicos de cada AE ou do conjunto de UC optativas adicionais do MPCS); O Seminário de Dissertação (2º ano)
Os Troncos Específicos incluem: Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental Integrativa: duas UC obrigatórias e uma UC optativa no 1º semestre/1º ano; duas UC obrigatórias, no 2º semestre/1º ano; Estágio, no 2º ano. Psicologia Clínica Dinâmica: três UC obrigatórias no 1º semestre/1º ano; duas UC obrigatórias no 2º semestre/1º ano; Estágio, no 2º ano. Psicologia Clínica Sistémica – Contextos Familiar, Comunitário e Forense: três UC obrigatórias no 1º semestre/1º ano; duas UC obrigatórias no 2º semestre/1º ano; Estágio, no 2º ano.
O Mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde (MPCS) permite a opção por uma de três áreas de especialização – Psicologia Clínica Dinâmica, Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental Integrativa, e Psicologia Clínica Sistémica – Contextos Familiar, Comunitário e Forense e, em coerência com o esperado neste ciclo de estudos (em conformidade com o EuroPsy), visa preparar os alunos para uma prática profissional independente pautada por competência, reflexividade, responsabilidade, sentido ético e autonomia. Neste sentido, constituem objetivos gerais:
• Adquirir, refletir e saber aplicar conhecimentos teóricos, práticos e éticos particularmente no âmbito da Psicologia Clínica Dinâmica, Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental Integrativa, e Psicologia Clínica Sistémica;
• Adquirir, refletir e saber aplicar conhecimentos e competências de avaliação, prevenção, intervenção e investigação comuns ou específicos a tais abordagens;
• Adquirir, refletir e saber aplicar conhecimentos aprofundados sobre teorias ou modelos, princípios gerais, estratégias e intervenções técnicas específicas numa das três abordagens referidas.