fbpx Cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Gordon Lewis Amidon e Gregory Gregoriadis | ULisboa

Categoria de Eventos

Gordon Lewis Amidon e Gregory Gregoriadis
7 de Julho de 2022
Salão Nobre da Reitoria da ULisboa

A Cerimónia de atribuição terá lugar no Salão Nobre da Universidade de Lisboa, no próximo dia 7 de julho de 2022, às 17h00 horas.

Share Cerimónia de atribuição do Doutoramento Honoris Causa a Gordon Lewis Amidon e Gregory Gregoriadis

Receção dos convidados: 16h30
Formação do Cortejo: 16h45
Os Professores que pretendam integrar o cortejo deverão confirmar a sua presença, sendo obrigatório o traje académico com insígnias.
R.S.F.F. até 5 de julho de 2022  ·  eventos@ulisboa.pt

Gordon Lewis Amidon — Síntese Biográfica

O Professor Gordon L. Amidon licenciou-se na Universidade Estadual de Nova Iorque, Buffalo (1967), e obteve o grau de Mestre em Matemática (1970) e de Doutoramento (1971) pela Universidade de Michigan. De 1971 a 1981, Gordon Amidon foi professor na Universidade de Wisconsin. É conhecido internacionalmente pela sua investigação na área da absorção de medicamentos, fenómenos de transporte, solubilidade e dissolução e pró-fármacos. Publicou extensamente em revistas científicas, com mais de 335 artigos publicados e 370 resumos, 18 patentes nos EUA, mais de 30 capítulos de livros e monografias e co-editor em 8 livros. O Prof. Amidon orientou mais de 80 estudantes de doutoramento e pós-doutoramento com mais de 20 a seguir carreiras académicas.

Recebeu inúmeras distinções, entre outras: vários prémios de melhores artigos e os prémios: Fundadores da Controlled Release Society, Volwiler da Associação Americana de Faculdades de Farmácia e de Distinto Cientista Farmacêutico da Associação Americana de Cientistas Farmacêuticos (AAPS); e ainda o prémio de investigação Alexander von Humboldt e prémio de reconhecimento como membro da Associação para a Promoção da Ciência do Japão.  Recebeu o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Uppsala, Suécia e o prémio Scheele da Academia Sueca de Ciências Farmacêuticas.

Organizou e participou em muitos workshops e simpósios internacionais. Desenvolveu o Sistema de Classificação Biogalénica com a FDA que produziu impacto relevante nos padrões de bioequivalência em todo o mundo. É Fellow da AAPS, APhA/APS, e da AAAS. É um membro da Controlled Felease Society, de que foi Presidente em 1994 e da AACP, ACS e AAPS, de que foi presidente em 1998. É actualmente o Editor da Revista Molecular Pharmaceutics.

Gregory Gregoriadis — Síntese Biográfica

Gregory Gregoriadis é Professor Emérito da School of Pharmacy, University of London, UK.

Nasceu em Atenas, é graduado em Química pela Universidade de Atenas, (1957), Mestre em Bioquímica (1966) e Doutor (PhD) em Bioquímica (1968) pela McGill University, Montreal, Canadá e Doctor of Science (DSc) pela University of London, UK (2001).

Trabalhou em instituições pretigiadas como o Albert Einstein College of Medicine, Nova Iorque, EUA, o Royal Free Hospital School of Medicine, o Medical Research Council e a School of Pharmacy, University of London, UK, responsável pelo Centre for Drug Delivery Research.

O Professor Gregoriadis é um cientista de valor proeminente, mundialmente reconhecido, a quem se devem a visão estratégica inovadora, os estudos pioneiros e a identificação de etapas fundamentais para utilização das primeiras nanopartículas lipídicas (lipossomas) como sistemas de libertação controlada de fármacos e adjuvantes imunológicos. Iniciando uma nova Área de Investigação em Tecnologia Farmacêutica, os seus trabalhos contribuiram decisivamente para a criação do primeiro nanomedicamento baseado na tecnologia de lipossomas e posteriormente aplicados em sistemas de micro e nanopartículas e, recentemente, na formulação das vacinas contra a COVID-19.

A sua produção científica deu origem a mais de 350 artigos em revistas científicas, 250 lições,  41 livros e  várias patentes, base da plataforma tecnológica da empresa Lipoxen Technologies Ltd  que fundou e da qual foi diretor científico. Organizou 32 escolas de verão,  foi supervisor de mais de 100 estudantes de vários graus de ensino. É detentor de vários Prémios e Distinções e recipiente de financiamento estatal e de inúmeras bolsas de investigação.