Congressos e Conferências

Challenges to Aviation Sustainability

A RedeMov da Universidade de Lisboa (ULisboa), no âmbito do Ciclo de Conferências “ Conversas à Sexta ”, organiza a Conferência “ Challenges to Aviation Sustainability: Examining the Complexities through the Lens of Voluntary Carbon Offsets ” no dia 24 de novembro, às 17h, na Sala de Conferências da Reitoria da ULisboa, com a oradora Fabiana Mello.

Challenges to Aviation Sustainability

Enquadramento da Conferência

A realidade a curto prazo realça um dilema premente: o setor da aviação atualmente carece de meios viáveis para contrariar as suas crescentes emissões de gases de efeito de estufa. O progresso tecnológico atual, a eficiência dos combustíveis e operacional não são capazes de manter, quanto mais reduzir, os níveis de emissões provenientes da aviação. A ferramenta prontamente disponível para lidar com as emissões é a compensação, que o setor aproveita através do CORSIA e dos mercados voluntários de carbono.

Desde o início dos anos 2000, as companhias aéreas têm introduzido programas de compensação voluntária de carbono (VCO) para os clientes, uma tendência agora adotada até mesmo por destacadas companhias de baixo custo que anteriormente hesitavam. No entanto, a compensação não é uma panaceia; está repleta de complexidades e limitações. As suas próprias limitações destacam os dilemas mais amplos de sustentabilidade com os quais o setor da aviação se confronta. Enfrentados com a tarefa hercúlea de moderar o crescimento da aviação, muitos intervenientes parecem estar em negação. As companhias aéreas recorrem à compensação principalmente pelos seus benefícios reputacionais. Os turistas recorrem a ela principalmente como um bálsamo para a sua culpa relacionada com voos. Entretanto, os reguladores mantêm-se reticentes, optando frequentemente por impostos sobre voos como uma solução aparentemente mais simples. Esta apresentação explora essas questões prementes, examinando as implicações para o futuro da aviação.

Oradora: Fabiana Mello, Estudante de Doutoramento em Sistemas de Transportes, Instituto Superior Técnico da Universidade de Lisboa

Ciclo de Conferências “Conversas à Sexta”

A RedeMOV organiza as “Conversas à Sexta”, Ciclo de Conferências mensais que constitui um espaço de reflexão e debate em torno da área da mobilidade urbana. Esta iniciativa pretende reunir a comunidade académica, as entidades reguladoras, operadoras e de empresas intervenientes nos sistemas de transportes num espaço de promoção da investigação e inovação, de divulgação e mobilização para oportunidades de financiamento e de resposta aos desafios colocados pela sociedade.

Sala de Conferências da Reitoria da ULisboa