fbpx "Como envolver ativamente os alunos, mesmo em salas com audiências numerosas?" – Seminário com Richard Felder e Rebecca Brent | ULisboa

Categoria de Eventos

Seminário de Abertura | Projeto ULTRA: "Como envolver ativamente os alunos, mesmo em salas com audiências numerosas?"
25 de Janeiro de 2024
Online

O Seminário "Como envolver ativamente os alunos, mesmo em salas com audiências numerosas?" realiza-se no dia 25 de janeiro, às 14h, online.

Share "Como envolver ativamente os alunos, mesmo em salas com audiências numerosas?" – Seminário com Richard Felder e Rebecca Brent

Está aberto a toda a comunidade académica.

Link Zoom

14h00 | Abertura – A inovação e formação pedagógica na Universidade de Lisboa

Luís Ferreira (Reitor da Universidade de Lisboa)

Luís Castro (Vice-Reitor da Universidade de Lisboa)

14h30 | Seminário – “Como envolver os alunos, mesmo em salas com audiências numerosas?”

Richard Felder (Professor Emérito de Engenharia Química da Hoechst Celanese, NC State University)

Rebeca Brent (Presidente da Education Designs)

16h00 | O Programa ULTRA

Sofia Sá (Consultora pedagógica)

16h30 | Encerramento

Seminário "Como envolver ativamente os alunos, mesmo em salas com audiências numerosas"

Sinopse:

Investigação científica recente tem demonstrado que os alunos aprendem melhor fazendo e refletindo sobre o que acabaram de fazer do que simplesmente ouvindo o que é suposto ficarem a saber. Embora uma boa aula expositiva possa instruir e motivar os alunos, a aprendizagem torna-se mais efetiva quando se utilizam métodos de ensino ativos. Este workshop interativo descreve e ilustra como os docentes podem envolver os seus alunos sem perderem o controlo da aula.

Objetivos da sessão:

• Definir aprendizagem ativa e dar exemplos de como pode ser utilizada na área de cada um;
  • Descrever uma variedade de tipos e formatos de atividades de aprendizagem que podem ser utilizados quando se pretendem utilizar metodologias ativas;
  • Resumir os resultados da investigação sobre a eficácia da aprendizagem ativa;
  • Identificar erros comuns que limitam a eficácia da aprendizagem ativa e discutir estratégias adequadas para os evitar.

Inscrições

Este seminário realiza-se no âmbito do lançamento do programa ULTRA - Universidade de Lisboa na Transformação e Reformulação das Aprendizagens.