fbpx Concerto para Orquestra | ULisboa

17 de Junho de 2023
Aula Magna da Universidade de Lisboa

Concerto para Orquestra

O Concerto para Orquestra, pela Orquestra Sinfónica Metropolitana, decorre na Aula Magna da Universidade de Lisboa, no dia 17 de junho de 2023, às 17h e integra o programa Música na Universidade de Lisboa.

Share Concerto para Orquestra

Com direção musical de Emilio Pomàrico, este programa junta a Orquestra Metropolitana de Lisboa e a Orquestra Académica Metropolitana na formação sinfónica que coroa a singularidade deste projeto artístico-pedagógico. Sem plumas nem lentejoulas, professores e alunos vestem-se a rigor para interpretar três obras mais inspiradoras que festivas. Exaltam o que de melhor a escrita orquestral tinha para oferecer em meados do século XX. Lontano de György Ligeti impressiona com texturas sonoras densas e fluídas como magma. O Concerto Romeno, do mesmo Ligeti, contrasta pela identidade da música tradicional romena. O Concerto para Orquestra de Béla Bartók surpreende por transformar os naipes da orquestra em verdadeiros solistas.

G. Ligeti, Lontano
G. Ligeti, Concerto Romeno
B. Bartók, Concerto para Orquestra

Emilio Pomàrico, maestro
Orquestra Sinfónica Metropolitana

Entrada Livre, limitada à lotação da sala.