Categoria de Eventos

À Descoberta de outros Mundos

À Descoberta de outros Mundos
29 de Fevereiro de 2020
21:30
Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço

À Descoberta de outros Mundos

Parte do Nobel da Física de 2019 foi atribuído à descoberta do primeiro planeta a orbitar uma estrela semelhante ao Sol.

Share À Descoberta de outros Mundos

Desde 1995, o número de planetas extra-solares descobertos tem vindo a crescer de forma impressionante, sendo já mais de 4000.

No entanto, mais do que a quantidade de novos mundos descobertos na nossa vizinhança galáctica, foi a variedade e diversidade desses mundos que trouxe uma revolução. Estão a ser repensadas as teorias que até agora os astrónomos tinham para a formação e evolução dos sistemas planetários.

Como são detetados estes planetas? O que podemos saber sobre eles estando tão longe de nós? Nesta sessão das Noites no Observatório, vamos descrever os métodos usados com mais sucesso pelos astrónomos para detetarem e caracterizarem os planetas extra-solares.

Será dado um foco especial ao telescópio espacial CHEOPS, da Agência Espacial Europeia (ESA), lançado em dezembro e que está agora na fase final de testes, antes de começar as observações cientificas.

Depois da palestra, haverá um pequeno espetáculo de música e efeitos na cúpula do Planetário, e decorrerão observações astronómicas em contínuo ao longo da noite, até às 00h00, se as condições meteorológicas o permitirem.

Entrada livre, mediante inscrição prévia.