Passar para o conteúdo principal
Cinema

Justiça Artificial

A Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa, em parceria com a Ukbar Filmes, organiza a exibição gratuita do filme “Justiça Artificial”

Cartaz do filme Justiça Artificial

Após a exibição, terá lugar um debate dedicado às implicações legais, éticas e sociais da utilização de Inteligência Artificial no sistema de Justiça. A FDUL convida toda a comunidade académica a marcar presença e a participar na discussão, com especial apelo aos estudantes interessados na área. Este evento constitui uma oportunidade singular para analisar os impactos da inovação tecnológica no Direito e refletir sobre os desafios éticos que emergem desta interação.

O filme “Justiça Artificial” tem sido exibido em instituições académicas por todo o país, com o objetivo de fomentar um diálogo crítico sobre o uso de Inteligência Artificial no sistema judicial.

Sinopse
O governo espanhol anuncia um referendo para aprovar um sistema de Inteligência Artificial (THENTE) na Administração da Justiça, um sistema que promete automatizar e despolitizar a Justiça, substituindo, na prática, os juízes em todos os tribunais do país. O referendo desencadeia uma feroz campanha eleitoral em que se defrontam o Governo, em aliança com a empresa tecnológica que criou o sistema, e o poder judicial, que defende o caráter humano da Justiça.

Justiça Artificial, um filme realizado por Simon Casál e coproduzido pela Ukbar Filmes, conta a história de uma conspiração que pretende controlar, a partir da Justiça, um país inteiro.

Mais informações.

ULISBOA NEWS

Para que esteja sempre a par das atividades da ULisboa, nós levamos as notícias mais relevantes até ao seu email. Subscreva! 

SUBSCREVA

-
Auditório | Faculdade de Direito da ULisboa
Partilhar