fbpx Universitári@s pelo Futuro | Rede partilhada de debates | ULisboa

6 de Junho de 2023
Anfiteatro Adérito Sedas Nunes | ICS

Universitári@s pelo Futuro | Rede partilhada de debates

Vivemos um período de gravidade única na história da humanidade. Em escassos duzentos e cinquenta anos, mas sobretudo nos últimos três quartos de século, uma sucessão de gerações participou ativamente, com maior ou menor consciência, num processo de Grande Aceleração na degradação da complexa, fecunda, mas frágil, rede de interações de matéria e energia, que formam o Sistema-Terra, aquele que constitui a “capacidade de suporte”, ou se quisermos, a casa e o nicho ecológico da biosfera, que é também a morada cósmica da humanidade.

Share Universitári@s pelo Futuro | Rede partilhada de debates

Pela primeira vez desde que há uma memória fiável do caminho humano neste planeta, a sucessão das gerações, para já não falar na crença secular do progresso, deixou de ser uma certeza merecedora de imediata confiança. O que está em causa não é apenas (e já seria imenso) o perigo de uma Terra tornada progressivamente inabitável em muitas das suas regiões devido às alterações climáticas. As causas do risco de transformarmos esta crise da Grande Aceleração num colapso, da biodiversidade e da própria viabilidade de futuro, são mais fundas e não podem ser simplificadas ou reduzidas a uma questão singular.

Compreendemos e partilhamos das preocupações dos jovens que, em Portugal e em muitos outros países, se manifestam, sobretudo em estabelecimentos de ensino, num misto de revolta e de perplexidade perante o modo como caminhamos para um mundo cada vez mais inóspito, onde a segurança inerente à dignidade possa estar garantida. É igualmente importante que se promovam oportunidades de debate alargado, incluindo estudantes, professores, investigadores e todos os membros da comunidade universitária.

A universidade é um lugar onde jovens e menos jovens, investigação, ciência e pensamento, se juntam e encontram para ajudar a desenhar o futuro de uma sociedade e fazê-lo acontecer.

Assinam:

Alexandra Monteiro, DAO-Universidade de Aveiro;
Anabela Carvalho, ICS-Universidade do Minho;
Ana Isabel Miranda – DAO-Universidade de Aveiro;
André Barata, FAL/Universidade da Beira Interior;
Davide Scarso, FCT/Universidade Nova de Lisboa;
Helena de Freitas, FCTUC/Universidade de Coimbra;
Luísa Schmidt, ICS-Universidade de Lisboa;
Maria José Roxo, FCSH-Universidade Nova de Lisboa;
Pedro Matos Soares, IDL-FCUL;
Rui Dias, ICT-Universidade de Évora;
Samuel Rama, ESAD/Instituto Politécnico de Leiria;
Susana Matos Viegas, ICS-Universidade de Lisboa;
Viriato Soromenho-Marques, FLUL/Universidade de Lisboa.